
Depois do lançamento do SQL Server 2025 Release Candidate 0 (RC0) em agosto e de uma terceira versão de testes focada no Copilot, a Microsoft volta a lançar uma nova atualização para a sua principal ferramenta de gestão de bases de dados. A quarta versão de testes (Preview 4) do SQL Server Management Studio (SSMS) 22 já está disponível e, desta vez, o foco está em melhorias de usabilidade e na correção de bugs que afetam a experiência diária dos utilizadores.
Ainda que menos vistosa que a integração de funcionalidades de Inteligência Artificial, esta atualização concentra-se em polir a experiência do utilizador (UX), algo que os profissionais que lidam diariamente com a ferramenta certamente irão apreciar.
Novidades focadas na produtividade
A pensar nas tarefas do dia a dia, o SSMS 22 Preview 4 introduz um botão "Reset" na caixa de diálogo de ligação, que permite limpar rapidamente determinados campos do formulário.
A acompanhar as novas capacidades de IA do SQL Server 2025, esta versão de testes adiciona a capacidade de criar índices de vetor e JSON diretamente a partir do Object Explorer. Os utilizadores podem agora navegar até Indexes > New Index > Vector index para aceder à nova funcionalidade. A mesma interface também fornecerá mais informações sobre os tipos de dados de vetor.
Foram também adicionados novos ficheiros de snippets para indexação de vetores, modelos de IA e segurança de objetos de esquema, acessíveis através do menu Tools > Code Snippets Manager.
Correções que fazem a diferença
Esta atualização traz consigo várias correções que prometem melhorar a qualidade de vida dos utilizadores. Um problema antigo, que impedia o scroll da janela de consulta quando o foco estava na grelha de resultados, foi finalmente resolvido. Da mesma forma, foram corrigidos problemas de contraste na barra de estado.
Uma das melhorias mais úteis é a adição da opção "Clear Entra ID Token Cache" no menu de Ajuda. Esta funcionalidade permite aos utilizadores limpar facilmente o token de autenticação em cache, forçando a utilização de um novo token do Entra ID para se ligarem ao servidor, resolvendo assim vários problemas de ligação.
Outras correções de bugs abordam problemas no Generate Scripts Wizard, na listagem de bases de dados disponíveis (Available Databases) e no Activity Monitor. Pode encontrar todos os detalhes técnicos na publicação oficial no blog da Microsoft.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!