1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos


O site Tugaleaks revelou durante o dia de hoje que irá avançar com um pedido de audição à Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, devido ao bloqueio do acesso ao site a partir de redes escolares.

Numa mensagem publicada no passado dia 6 de Junho, o site revelou que «a maioria das escolas por todo o país bloqueia o Tugaleaks», apontando como responsável o «sistema OPTENET gerido pela PT [que] faz o bloqueio sem motivos aparentes».

Os responsáveis do site sublinham que «num estado de direito termos um site de activismo bloqueado é inaceitável» e sublinham não entender «como é que um pouco por todo o país escolas públicas e privadas bloqueiam este site».
É ainda revelado pelos responsáveis do projecto que, a partir do mesmo sistema, em pelo menos duas escolas é possível aceder a sites pornográficos e a ferramentas para efectuar ataques a sistemas informáticos, mas o acesso ao Tugaleaks é bloqueado.

O site termina sublinhando que «é por isso urgente que se faça cumprir o Artigo 35.º da constituição, que fala da Utilização da informática e que indica no seu ponto 6 que “A todos é garantido livre acesso às redes informáticas de uso público, definindo a lei o regime aplicável aos fluxos de dados transfronteiras e as formas adequadas de protecção de dados pessoais e de outros cuja salvaguarda se justifique por razões de interesse nacional.”».

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech