1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.




A rádio e a TV dão a conhecer - e a Internet dá o ficheiro para ouvir: para 42% de adolescentes, o download gratuito é a forma preferida para chegar à música de que gostam.


Os dados acabam de ser apresentados pelo portal social Habbo e têm por base 20 mil respostas de adolescentes portugueses.

Os dados deste inquérito on line permitem confirmar o download grátis como um hábito generalizado entre os jovens melómanos.

Pelo contrário, as lojas de CD apenas conseguem reunir a preferência de 14% dos inquiridos pelo Habbometre.

O mesmo inquérito revela ainda que 26% dos inquiridos costumam recorrer a Youtube e portais equivalentes para ouvir música.

De resto a Net já se tornou incontornável para o consumo de música dos teenagers nacionais: 77% dos inquiridos dizem publicitar em portais sociais as preferências musicais
.

Exame Informatica




Comentário antigo:
Nos dias que correm já são muitas poucas pessoas que ainda compram CD´s de musicas...
É mais fácil (e barato) chegar a Internet e procurar pela musica..

Pessoalmente acho isso errado. Os CD's são criados para apoiar os artistas, e, ao fazer o download grátis da Internet, não apoia em nada as suas criações. Isto e´tanto para musicas como para filmes, programas,etc...

Mas é um hábito que, infelizmente, tende a aumentar...

Comentário antigo:
Eu sou contra a pirataria, mas também sou contra as medidas anti-pirataria movidas pelas editoras e associações que pouco ou nada representam os que realmente produzem arte e conteudo: os artistas... Medidas, também elas ilegais, que deram origem a 'movimentos' como a Operation Payback ou até ao Partido Pirata sueco a conseguir eleger um deputado para o Parlamento Europeu.

É que ao contrário do que o DJPRMF afirma acima, grande parte do dinheiro de um cd não é destinado aos autores, mas sim para as editoras. As bandas lucram principalmente é com os concertos que dão, dos cd's normalmente as margens a que têm direito não é muito significativa.
E tem sido principalmente das editoras que tem havido uma autêntica caça, quase sempre ilegalmente, aos 'piratas' porque querem continuar a extorquir as pessoas como querem e bem lhes apetece.

Para mim uma ilegalidade não se combate com outras ilegalidades.
onde está a razão e moralidade de chamar criminoso a alguém se para os apanhar também são cometidos actos ilegais e criminosos?

Bem estiveram os Grandes Pearl Jam, que sempre lutaram contra os abusos dos preços no acesso à sua música por parte dos fan's. Aliás, quem conhecer razoavelmente bem a banda é provável que se pergunte o porquê de não serem uma banda mais conhecida e promovida e a principal razão passa por aqui: sempre lutaram contra a 'industrialização', característica que atravessa a música de hoje, com o objectivo de os seus fans poderem desfrutar da sua música a custos mais baixos.
Para referencia a esta 'luta' dos Pearl Jam.. é pesquisar o boicote que fizeram à ticketmaster [para que os bilhetes dos seus concertos nos EUA fossem mais baratos], a edição de cd's de cada concerto de uma enorme digressão com caixas em cartão para baixar custos,...
Pena é que.. sempre estiveram sozinhos...

E falei dos Pearl Jam, para dar como exemplo o que deve ser feito para combater a pirataria na música: reduzir custos.. sendo que nem é necessário os artistas [e quem de facto produz alguma coisa] perder dinheiro para isso. Basta que os gulosos dos intermediários [pordutoras, distribuidoras,...], que seja o negócio onde estejam é sempre para aumentar custos e nada acrescentam, tenham margens reduzidas..


All Hail THE PEARL JAM!!!
Thanks Thanks Thanks

Rock Out

Comentário antigo:
Exacto, mas os artistas também recebem a sua parte... mas claro que as editoras recebem a maior quantia...
E sei que os preços da venda de CD's estão muito elevados para o publico em geral.
Mas, infelizmente, é o mundo em que vivemos.
Um CD recente de musica custa entre 15 a 25 euros.
Deviam ser as próprias editoras a diminuir com o pirataria, mas parece que estão a favor dela, pois cada vez mais se aumenta os preços...

E também é tão banal esta partilha de musicas,filmes,etc, que alguns jovens o fazem como sendo algo perfeitamente normal, sem saberem que estão a cometer um crime. Pensam que porque está na Internet para download, qualquer um pode ouvir sem pagar. Ou porque compraram o original o podem distribuir "a vontade"...
Um pouco de sensibilização, principalmente nas camadas mais jovens, não fazia mal... Smile

Comentário antigo:
Boas
Quanto ao assunto este controle costuma já ser aplicado nos filmes mas infelizmente não está a ser feita com a musica.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech