Eu sou contra a pirataria, mas também sou contra as medidas anti-pirataria movidas pelas editoras e associações que pouco ou nada representam os que realmente produzem arte e conteudo: os artistas... Medidas, também elas ilegais, que deram origem a 'movimentos' como a Operation Payback ou até ao Partido Pirata sueco a conseguir eleger um deputado para o Parlamento Europeu.
É que ao contrário do que o DJPRMF afirma acima, grande parte do dinheiro de um cd não é destinado aos autores, mas sim para as editoras. As bandas lucram principalmente é com os concertos que dão, dos cd's normalmente as margens a que têm direito não é muito significativa.
E tem sido principalmente das editoras que tem havido uma autêntica caça, quase sempre ilegalmente, aos 'piratas' porque querem continuar a extorquir as pessoas como querem e bem lhes apetece.
Para mim uma ilegalidade não se combate com outras ilegalidades.
onde está a razão e moralidade de chamar criminoso a alguém se para os apanhar também são cometidos actos ilegais e criminosos?
Bem estiveram os Grandes Pearl Jam, que sempre lutaram contra os abusos dos preços no acesso à sua música por parte dos fan's. Aliás, quem conhecer razoavelmente bem a banda é provável que se pergunte o porquê de não serem uma banda mais conhecida e promovida e a principal razão passa por aqui: sempre lutaram contra a 'industrialização', característica que atravessa a música de hoje, com o objectivo de os seus fans poderem desfrutar da sua música a custos mais baixos.
Para referencia a esta 'luta' dos Pearl Jam.. é pesquisar o boicote que fizeram à ticketmaster [para que os bilhetes dos seus concertos nos EUA fossem mais baratos], a edição de cd's de cada concerto de uma enorme digressão com caixas em cartão para baixar custos,...
Pena é que.. sempre estiveram sozinhos...
E falei dos Pearl Jam, para dar como exemplo o que deve ser feito para combater a pirataria na música: reduzir custos.. sendo que nem é necessário os artistas [e quem de facto produz alguma coisa] perder dinheiro para isso. Basta que os gulosos dos intermediários [pordutoras, distribuidoras,...], que seja o negócio onde estejam é sempre para aumentar custos e nada acrescentam, tenham margens reduzidas..
All Hail THE PEARL JAM!!!