1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

windows 10 bugs

 

A Microsoft lançou recentemente a nova grande atualização do Windows 10, apelidada de October 2018 Update. No entanto, desde esta medida, vários utilizadores têm relatado problemas com a instalação da mesma.

 

Apesar de as atualizações da Microsoft serem vulgarmente seguras, a October 2018 Update aparenta ter passado com alguns bugs e erros adicionais, que em certos casos podem mesmo levar à perda de ficheiros.

 

Neste artigo iremos listar alguns dos erros mais comuns descobertos até agora, de forma a que possa conhecer como se prevenir caso aconteça ou atualize o sistema.

 

Ficheiros eliminados dos Documentos

 

Alguns relatos apontam que a atualização do Windows 10 encontra-se a remover vários ficheiros da pasta “Documentos”. Em certos casos os próprios perfis de utilizadores antigos no sistema são completamente removidos, com os seus ficheiros igualmente eliminados.

O reverter das atualizações não aparenta resolver o problema, pelo que a única forma de evitar a perda dos ficheiros passa por realizar um backup completo da pasta e dos perfis de utilizadores – acessíveis em C:\Users.

 

Reset das Definições

 

Alguns utilizadores relatam que, após o upgrade do sistema, certas definições do Windows são colocadas para os valores padrão ou ter as suas configurações anteriores eliminadas. Este problema aparenta acontecer tanto com as definições gerais do Windows como dentro das próprias aplicações – por exemplo, programas de terceiros ou drivers.

 

Entre algumas das configurações modificadas encontra-se a eliminação dos pontos de Restauro do sistema, bem como a reativação da funcionalidade caso tenha sido desativada no passado, eliminação de Tarefas Agendadas, limpeza do registo de eventos do Windows e o referido reset das configurações em várias aplicações do sistema.

 

Bloqueios após a atualização

windows 10 logo

 

Um dos problemas que tem vindo a ser verificado com mais frequência encontra-se sobre o bloqueio do sistema depois da atualização ser finalizada. Quando a mesma termina de ser instalada, o utilizador deve reiniciar o sistema para aplicar as alterações.

No entanto, vários relatos apontam que o sistema bloqueia durante o primeiro reinicio. Esta falha, porém, pode ser facilmente corrigida com um novo reset forçado na máquina.

 

Erro 0xC1900101

 

Este erro pode surgir depois da atualização, sendo normalmente associado com problemas de compatibilidade nas drivers.

Antes de iniciar a atualização, verifique se todas as drivers do sistema estão atualizadas para as versões mais recentes – sobretudo as associadas com a placa gráfica e de som.

 

Erro 0x80070070

 

O erro 0x80070070 pode ocorrer antes do processo de atualização ou durante o mesmo, e normalmente indica a falta de espaço para o armazenamento de ficheiros. Com esta atualização a Microsoft deixou de realizar algumas verificações prévias, onde se inclui verificar se o sistema possui espaço para armazenar os ficheiros.

Se não possuir, é apresentado o erro 0x80070070. Este também pode surgir caso sejam verificados problemas físicos com a drive – por exemplo, setores danificados.

 

Atualização bloqueada numa percentagem

 

Este é um dos problemas mais comuns, onde o processo de atualização aparenta bloquear sobre uma determinada percentagem. Na maioria dos casos também não existe nenhuma atividade no disco ou processador, o que aparenta indicar que a atualização está “parada”.

Este problema pode ocorrer por vários motivos, mas na grande maioria encontram-se relacionados com problemas de compatibilidade. Teste desativar o antivírus temporariamente, reiniciando o sistema e voltando a tentar instalar a atualização.

 

Gestor de Tarefas apresenta uso do CPU incorrecto

gestor tarefas errado

 

A nova versão do Windows 10 aparenta possuir um bug que pode perturbar alguns utilizadores. Se aceder ao Gestor de Tarefas do Windows, deve verificar que a percentagem de utilização do CPU encontra-se constantemente em valores elevados.

Este problema encontra-se relacionado com um bug no sistema, e não demonstra a utilização efetiva do mesmo. Espera-se que o problema seja corrigido nas atualizações a serem disponibilizadas a 9 de Outubro.

 

Iremos manter este artigo atualizado com qualquer outro problema que possa ser relevante, bem como falhas que venham a aumentar nos próximos dias.

Se teve problemas durante a atualização, não hesite em falar com a comunidade no Fórum do TugaTech.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech