A Microsoft tem vindo a testar novas formas de melhorar consideravelmente o Edge, ainda mais agora que o navegador é parte integral do Windows 10 e encontra-se como o navegador padrão do sistema.
Para tentar cativar os utilizadores – e também aproximar-se mais do Chrome – a Microsoft revela agora a nova funcionalidade “Startup Boost”. Esta ainda se encontra disponível apenas na versão Canary do navegador, mas promete ser uma forma de melhorar o carregamento inicial do programa no sistema.
Esta funcionalidade permite que alguns dos serviços do Edge sejam carregados quando o sistema é iniciado, e não apenas quando o programa seja aberto. Desta forma, a abertura posterior do navegador seria realizada de forma consideravelmente mais rápida.
Tendo em conta que a maioria dos utilizadores que ligam o computador, tendem a abrir o navegador de qualquer forma, esta será uma boa medida para aumentar o desempenho inicial e experiência geral do navegador.
O Chrome já aplica algo similar, com serviços essenciais do mesmo a iniciarem-se junto com o sistema. A Microsoft refere, no entanto, que esta medida não iria causar atrasos no carregamento da maioria dos sistemas – embora isto ainda possa variar consideravelmente tendo em conta os sistemas existentes e as suas configurações.
Como referido, a funcionalidade ainda se encontra disponível apenas na versão Canary, e para já necessita de ser ativada manualmente por flags.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!