1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

ransomware

 

Os operadores do ransomware Maze causaram vários estragos ao longo de 2020, com centenas de ataques a empresas de renome no mercado. Mas tal como os rumores tinham vindo a antecipar, e como tínhamos noticiado aqui no TugaTech, as operações do grupo são agora oficialmente encerradas.

 

A partir da página onde o grupo normalmente colocava os ficheiros roubados das suas vítimas é agora referido que as atividades da “Maze Team” estão agora encerradas. Além disso, o grupo informa ainda que todos os links que usem o nome do ransomware ou forneçam acesso a este são tentativas de scam.

 

O grupo deixa também claro na sua mensagem que este nunca teve parceiros durante os ataques e que não existe qualquer plano de sucessão para o ransomware – ou alguma forma de continuidade do mesmo.

Além disso, o grupo refere ainda que não vai atualizar o site com novos conteúdos que tenham sido roubados das vítimas do ransomware, sendo que quem tenha os conteúdos publicados pode contactar os gestores do site para pedir a remoção.

 

mensagem do grupo

 

Por fim, o grupo afirma ainda que as empresas necessitam de rever seriamente as suas medidas de segurança para o mundo atual. O grupo alega que teve no seu controlo vários sistemas de grandes empresas internacionais, que poderiam ter causado prejuízos ou danos elevados não só às mesmas, mas também a clientes e utilizadores destas, e que em parte tal medida deve-se á falta de cuidado das empresas a nível da segurança dos dados e dos seus sistemas.

 

De relembrar que o Maze foi um dos ransomwares mais ativos contra ataques a grandes empresas no mercado ao longo de 2020, tendo afetado nomes como a LG, Canon e Sonatrach.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech