Apesar de o mundo estar a virar cada vez mais para o digital, ainda existe quem considere que a verdadeira música deve ser ouvida diretamente de fontes mais fiáveis… como é o caso do antigo vinil. E as vendas destes discos parecem continuar a crescer…
De acordo com os dados da BPI no Reino Unido, e relacionado com as vendas neste pais, registou-se um crescimento na venda de discos de vinil ao longo de 2020, que segue também a tendência que tem vindo a ser verificada nos últimos anos. Os dados apontam que foram vendidos 4.8 milhões de álbuns em vinil, o que representa um aumento de 10% face a 2019.
Além disso, este valor é também um crescimento que tem vindo a ser registado todos os anos desde 2007 – uns anos mais do que outros.
A venda deste género de discos não se encontrava tão elevada desde os anos 90, e parece que a tendência vai ser para continuar a aumentar. O formato representa agora 18% de todas as vendas de discos físicos no mercado do Reino Unido, e representa uma grande percentagem das receitas a par com plataformas como o YouTube e Spotify.
Entre os discos de vinil mais vendidos encontram-se:
- Fleetwood Mac – Rumours
- Oasis – (What’s The Story) Morning Glory?
- Amy Winehouse – Back To Black
- Nirvana – Nevermind
- Harry Styles – Fine Line
- Kylie Minogue – Disco
- AC/DC – Power Up
- Queen – Greatest Hits
- IDLES – Ultra Mono
- Arctic Monkeys – Live At The Royal Albert Hall
E este caso não se verifica apenas no Reino Unido. Também nos EUA, a RIAA já tinha revelado em Setembro deste ano que as vendas de discos de vinil ultrapassou as vendas de CDs tradicionais, o que acontece pela primeira vez desde 1980.
Outro dado curioso será que não é apenas o vinil a voltar a surgir no mercado, mas também as cassetes. Os dados apontam que foram vendidas 157.000 unidades de cassetes no Reino Unido em 2020 – um valor reduzido em comparação com o vinil, mas que ainda representa o dobro das vendas registadas o ano passado e o valor mais elevado desde 2003. Entre as cassetes mais vendidas encontram-se:
- Lady Gaga – Chromatica
- 5 Seconds Of Summer – Calm
- Yungblud – Weird
- The 1975 – Notes On A Conditional Form
- Blackpink – The Album
- Selena Gomez – Rare
- Kylie Minogue – Disco
- Dua Lipa – Future Nostalgia
- Haim – Women In Music Pt III
- The Streets – None Of Us Are Getting Out Of This Life Alive
Sem grandes surpresas, no entanto, encontram-se as plataformas de streaming, que ainda continuam a ser o meio favorito para se ouvir música atualmente. Estas plataformas representam cerca de 80% do consumo de música no mercado do Reino Unido, mesmo com o crescimento dos formatos mais “retro”.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!