É escusado dizer que neve é real… mas não para alguns utilizadores do TikTok. Nos últimos dias vários utilizadores nos EUA têm vindo a usar a plataforma de vídeos para “demonstrar” como a neve que se encontra a verificar em várias regiões dos EUA não é “real”.
Colocando uma chama sobre pequenas bolas de neve, e demonstrando como estas acabam por queimar e não deitar qualquer género de liquido, estes utilizadores acreditam que é a confirmação que a neve não é real. A mesma situação quando se tenta colocar neve sobre o micro-ondas, onde esta não derrete.
Obviamente, estas teorias nada mais são do que teorias da conspiração – algo que não é novo na Internet, mas de tempos a tempos surgem novas ideias que acabam por chamar à atenção pelos mais variados motivos.
Então qual o motivo para não existir água a derreter da neve nos vídeos? Um efeito chamado Sublimação. Devido à rápida conversão da água em gás, esta acaba por não “derreter” no efeito que se esperava, fazendo com que a neve evapore imediatamente – passando do estado sólido para gasoso rapidamente.
Esta nova teoria tem vindo a ganhar popularidade em várias plataformas sociais, sobretudo no TikTok, devido sobretudo aos fatores que estão envoltos na mesma. Em primeiro lugar, o Texas encontra-se a verificar uma das maiores quedas de neve dos últimos anos, com vários locais com graves problemas devido ao elevado volume de neve.
Além disso, o vídeo em si pode levantar algumas dúvidas para quem não tenha inteiro conhecimento sobre o caso ou conhecimentos científicos para analisar o mesmo. Realmente, colocar a chama debaixo de neve, a primeira ideia de muitos será que a neve derreta.. mas como a ciência o comprova, nem sempre isso acontece.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!