As autoridades francesas, nomeadamente a entidade responsável pelo Tratamento de dados pessoais no pais CNIL, revelaram ter aplicado uma multa milionária sobre o Google e o Facebook, derivado das políticas de cookies das empresas.
De acordo com as autoridades, ambas as plataformas dificultam a tarefa de os utilizadores poderem rejeitar os cookies durante a navegação, escondendo essas opções atrás de múltiplas etapas. Em contrapartida, a opção para permitir a aceitação de cookies encontra-se acessível com apenas um clique.
Apesar de ambas as empresas permitirem que os utilizadores rejeitem os cookies, este processo é bastante complicado de ser realizado, exigindo que os utilizadores naveguem por diferentes opções e desmarquem cada uma das opções disponíveis. Por sua vez, a capacidade de aceitar os mesmos e permitir a recolha de dados pode ser feita com o simples clique numa opção.
As autoridades acreditam que esta medida viola as leis locais francesas associadas com a Proteção de dados, nomeadamente o Artigo 82.
De notar que tanto o Facebook como a Google terão sido contactadas pela CNIL meses antes deste caso, sendo que ambas informaram que iam aplicar medidas para tornar o processo mais transparente e direto para os utilizadores. Em Dezembro de 2021, o Facebook enviou para o comité uma imagem da sua nova consola de gestão de cookies – mas que foi visto como mantendo todo o processo confuso e difícil de ser realizado.
No final, o Facebook terá sido penalizado em 60 milhões de euros, enquanto que a Google foi penalizada em 150 milhões de euros, distribuídos entre a Google LLC e Google Ireland Ltd.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!