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A Microsoft encontra-se a preparar um conjunto de alterações sobre o preçário das APIs do Bing, as quais vão elevar consideravelmente os custos para os utilizadores finais em determinadas aplicações.

 

Os programadores e empresas que usem as APIs de pesquisa do Microsoft Bing podem preparar-se para começar a verificar aumentos. Isto aplica-se também a entidades como o DuckDuckGo e outros motores de pesquisa, que fazem uso das APIs do Bing para recolherem alguns dos seus resultados.

 

A partir de 1 de Maio de 2023, sobre todos os mercados, os preços das APIs do Bing devem aumentar em valores que podem ser consideráveis, conforme o uso que seja dado das mesmas. A empresa justifica este aumento de preços com as melhorias que foram feitas nos últimos meses sobre o Bing e as suas tecnologias.

 

Para começar, a versão gratuita da API ainda se encontra disponível e sem alterações, permitindo aos programadores realizarem 1000 pesquisas por mês sem custos adicionais. No entanto, as restantes operações vão ficar consideravelmente mais caras.

As operações S1, por exemplo, passam dos atuais 7 dólares por 1000 operações para os 25 dólares por 1000 operações. No entanto, este não é o único nem o maior aumento registado da plataforma, sendo que as operações S2 passam de 3 dólares para os 15 dólares pelas mesmas 1000 operações. Dentro do Bing Statistics Add-in o custo passa de 1 dólar para 10 dólares por 1000 operações.

 

novos preços da api do bing

 

Este aumento de custos pode atingir, em alguns casos, mais de 1000%, e será certamente um impacto para quem faça uso das APIs da empresa.

Até ao momento ainda se desconhece quais as plataformas afetadas, mas certamente que alguns motores de pesquisa que fazem uso das APIs serão prejudicados. Nomes como o DuckDuckGo e Startpage são alguns dos exemplos – que embora possam ter acordos personalizados com a Microsoft, ainda assim podem vir a ser afetados por aumentos de preços.

 

Nem todos os motores de pesquisa possuem as suas próprias bases de dados. Entre os poucos que a possuem encontra-se o Brave Search. Uma grande maioria continua a usar a API seja do Bing ou da Google, adaptando-a para as necessidades.

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