1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

NVMe da Kingston

 

Um disco SSD pode servir para armazenar muita música dos Coldplay, mas onde não se esperava de encontrar a mesma seria no firmware do mesmo. No entanto, parece que foi exatamente isso que recentemente foi descoberto no firmware de um disco SSD da Kingston.

 

De acordo com o portal BleepingComputer, o investigador de segurança Nicholas Stark revelou ter descoberto, no firmware do disco NVMe KC2000 da Kingston, algo bastante peculiar: parte da letra da música "The Scientist", dos Coldplay.

Analisando o firmware mais recente do NVMe, o investigador descobriu que parte da letra da música encontrava-se no código do mesmo, sem qualquer razão aparente. O firmware encontra-se sobre o nome "SKC2000M8_S2681103", e foi originalmente lançado em 14 de Janeiro de 2020, tendo permanecido em mistério no site desde então.

 

ficheiro de firmware com a letra visivel

 

O investigador afirma que possui o hábito de analisar o firmware dos discos que possui, e neste caso, identificou a existência deste estranho padrão. Desconhece-se exatamente o motivo pelo qual os engenheiros da fabricante decidiram colocar esta letra no ficheiro – possivelmente para ocupar algum espaço, visto que não possui qualquer uso aparente.

 

O firmware, curiosamente, ainda se encontra disponível para ser descarregado, e qualquer um pode comprovar, com um leitor de HEX, os conteúdos da letra.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech