O Windows ainda conta com várias aplicações que, de uma forma ou de outra, raramente são usadas pelos utilizadores. Um desses exemplos encontra-se na app do Windows Maps e da Filmes e TV.
Estas duas aplicações surgiram ainda da altura do Windows 10, e eventualmente foram “migradas” para o Windows 11. No entanto, as mesmas nunca receberam muito foco da Microsoft, e ainda menos interesse dos utilizadores em geral, o que pode agora justificar o facto da empresa ter decidido descontinuar as mesmas.
A Microsoft confirmou, com a chegada da nova build 25987 ao canal Canary, que o Windows 11 vai deixar de suportar as aplicações do Windows Maps e a de Filmes e TV. Para quem use as aplicações, mesmo que realize a atualização para a build mais recente do canal Canary, estas não vão ser automaticamente removidas – os utilizadores ainda as podem usar e aceder na normalidade.
No entanto, para novas instalações do Windows, estas duas apps vão deixar de se encontrar disponíveis por padrão, ficando apenas acessíveis na Microsoft Store para quem as pretenda descarregar. Ao mesmo tempo, a Microsoft deverá deixar de lançar atualizações para as mesmas, levando a que, eventualmente, algumas das suas funcionalidades possam começar a apresentar erros.
A Microsoft não deixou detalhes do motivo para descontinuar o suporte a ambas as aplicações. Remover as mesmas do sistema pode ajudar a poupar alguns megabytes de dados no disco, mas, ao mesmo tempo, eram duas apps que se viam como “desnecessárias” no sistema – muitos utilizadores nunca sequer as usaram, apesar de estarem disponíveis desde o Windows 10.
Portanto, existe uma forte possibilidade que a medida não vá afetar uma vasta lista de utilizadores, mas ainda assim, ajuda a organizar melhor as apps disponíveis para o sistema.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!