As aplicações do Android necessitam de permissões do sistema para acederem a alguns dos conteúdos existentes nos dispositivos dos utilizadores. Seja os contactos, ficheiros ou mensagens, tudo dentro do Android é gerido por estas permissões.
Obviamente, quantas mais permissões uma app tiver, mais acesso a dados também estarão disponíveis para a mesma. E uma recente análise feita a algumas das apps mais usadas no sistema da Google demonstra quais as piores aplicações neste aspeto.
De acordo com o portal Cybernews, que analisou as 50 aplicações mais usadas da Play Store da Google, o WhatsApp e Facebook encontram-se no topo da lista como as que requerem mais permissões no sistema e acesso a dados privados.
No topo da lista encontra-se a aplicação MyJio, que é usada pela operadora indiana Jio. Esta app requer um total de 29 permissões de acesso, e conta com mais de 500 milhões de instalações. Este valor corresponde quase ao triplo das permissões normalmente necessárias.
A aplicação em causa pede acesso para praticamente todos os recursos dos dispositivos, entre contactos, localização, acesso a redes móveis e mensagens, chamadas, entre outras.
No entanto, na segunda posição encontra-se uma app bem conhecida pela maioria: o WhatsApp. A aplicação da Meta requer um total de 26 permissões, entre as quais algumas consideradas como perigosas ou sensíveis a nível de dados pessoais. O WhatsApp Business, mais focado para empresas, requer um total de 23 permissões – ainda assim um valor elevado.
A fechar o topo encontra-se a aplicação Truecaller, usada para a identificação de chamadas e de bloqueio de chamadas de spam, contando com mais de mil milhões de downloads. Esta app requer 24 permissões no total.
Dentro das redes sociais, o Facebook pede acesso a 22 permissões, seguindo-se o Instagram com 19 permissões. A X requer um total de 13 permissões.
Entre todas as apps analisadas por este estudo, as permissões mais vulgares são:
- Envio de notificações (47 de 50)
- Gravar dados no armazenamento (40 de 50)
- Ler dados no armazenamento (34 de 50)
- Acesso à câmara (33 de 50)
- Acesso ao microfone (33 de 50)
- Acesso à localização (26 de 50)
- Acesso à lista de contatos (26 de 50)
Por entre as 50 aplicações analisadas, 19 eram consideradas como jogos. Isto pode explicar o valor para as notificações, tendo em conta que os jogos tendem a enviar este género de conteúdos para manter os utilizadores cativados nos mesmos.