Com todos os avanços a nível da IA, não é de admirar que a Meta esteja também a apostar nesta área para o futuro. E ao que parece, a empresa possui planos de concorrer diretamente com alguns dos gigantes de pesquisa na internet.
Os rumores mais recentes apontam que a Meta pode encontrar-se a desenvolver um projeto para um sistema de pesquisa, que iria contar com suporte a tecnologias de IA. A ideia seria criar um sistema que, além de conteúdos do Facebook e Instagram, poderia também ajudar a encontrar informações pela internet - usando para tal a IA como meio de interligação.
Embora o chatbot da Meta AI atualmente existente possa usar informação atualizada da web, ainda se baseia em pesquisas realizadas pela Google ou Bing. A ideia da Meta será criar uma base de dados interna, onde estará toda a informação a ser recolhida, sem necessidade de fontes externas.
Atualmente a Meta conta com vários bots, que são usados para indexar conteúdo variado pela internet. Estes bots têm vindo a ser usados para criar esta base de dados interna, e podem brevemente expandir as suas operações para ainda mais plataformas, sites e locais.
Embora a criação de um sistema de pesquisa dedicado da Meta seja certamente benéfico para a empresa, ao mesmo tempo, é um grande passo para a mesma. Isto porque construir um motor de pesquisa de “raiz” é algo que envolve bastante tempo e trabalho, além de plataformas complexas - algo que a Google pode ser bem conhecida por fazer, mas que são raros os casos de quem consegue replicar.
Enquanto isso, a Meta continua a trabalhar nas suas parcerias, de forma a usar conteúdos de diferentes fontes para treinar os seus modelos de IA. Ainda recentemente a empresa confirmou um acordo com a Reuters, de forma a usar os conteúdos de notícias da mesma para o treino dos seus modelos de IA.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!