A Google anunciou que está a implementar suporte para visualizações de dados e gráficos interativos para consultas financeiras diretamente no Modo IA da sua Pesquisa. A novidade, apresentada durante a keynote do Google I/O 2025 no mês passado, permite analisar conjuntos de dados complexos e criar gráficos personalizados utilizando apenas linguagem natural.
Esta atualização ao Modo IA torna possível comparar e analisar informações financeiras ao longo de um período específico. De acordo com o anúncio da Google no seu blog oficial, o sistema gera gráficos interativos e fornece uma explicação detalhada para as questões colocadas pelos utilizadores.
Como funciona esta nova ferramenta de análise financeira?
A nova funcionalidade tira partido das capacidades multimodais e do raciocínio em várias etapas do Gemini para compreender a intenção do utilizador, acedendo a informações históricas e em tempo real para formular a resposta.
Na prática, em vez de pesquisar manualmente por várias empresas e pelos preços das suas ações, um utilizador pode simplesmente pedir ao Modo IA para comparar o desempenho das ações de diferentes companhias durante um ano específico. Após a geração do gráfico, é possível ajustar o período de tempo diretamente com o cursor do rato e fazer perguntas adicionais com base nos dados apresentados no ecrã.
A magia do Gemini 2.5 por detrás dos gráficos
Esta capacidade de análise avançada é potenciada por uma versão personalizada do mais recente modelo da Google, o Gemini 2.5. O Modo IA utiliza uma técnica designada "query fan-out", que realiza múltiplas pesquisas relacionadas em subtópicos e fontes de dados distintas, combinando depois toda a informação para construir uma resposta abrangente e visualmente rica.
No mês passado, o Modo IA foi alvo de uma grande atualização que, para além da integração com o Gemini 2.5, adicionou novas funcionalidades como a Pesquisa Profunda (Deep Search), capacidades de resposta em tempo real, as funcionalidades de agente do Projeto Mariner, uma nova experiência de compras e a capacidade de adicionar contexto pessoal ao interligar outras aplicações da Google.
Disponibilidade e o futuro do AI Mode
De momento, estas novas visualizações de dados para consultas financeiras estão a ser disponibilizadas aos utilizadores nos Estados Unidos que tenham ativado a experiência do Modo IA nos Labs. Este modo foi introduzido no início do ano como uma funcionalidade experimental, representando uma evolução significativa em relação às AI Overviews, e foi desenvolvido em estreita colaboração com "power users" da plataforma.
A Google parece ter grandes planos para esta ferramenta, que planeia transformar numa parte central da experiência de pesquisa. A empresa já começou a testar a integração de anúncios, que irão aparecer abaixo ou integrados nas respostas do Modo IA, sempre que forem considerados relevantes para a pesquisa do utilizador.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!