
A BYD, gigante chinesa de veículos elétricos, está a conquistar o mercado alemão a uma velocidade impressionante. Em setembro, a empresa vendeu um recorde de 3.255 carros na Alemanha, o que representa um crescimento astronómico de 2.225% em comparação com o ano anterior. Estes números confirmam uma forte aceleração da marca no maior mercado automóvel da União Europeia.
Os dados, provenientes da autoridade federal de transportes da Alemanha (KBA), mostram uma tendência de crescimento sustentado. No terceiro trimestre de 2025, a BYD comercializou 5.495 veículos, um aumento de 835% face ao mesmo período do ano passado. Desde o início do ano, entre janeiro e setembro, as vendas já atingem as 11.818 unidades, um crescimento de 560% em relação a 2024. É um feito notável para uma marca que entrou no mercado alemão apenas em outubro de 2022 e que deixou de produzir veículos exclusivamente a combustão em março do mesmo ano.
Nem todos os chineses festejam na Alemanha
Apesar do sucesso estrondoso da BYD, o cenário é misto para outras fabricantes chinesas na Alemanha. A Nio, por exemplo, vendeu apenas 20 veículos em setembro, menos dois do que no mesmo mês do ano passado. A Great Wall Motor (GWM), com a sua marca Ora, viu as vendas caírem 73,4%, com apenas 69 carros vendidos.
No entanto, há outras histórias de sucesso. A Xpeng, que conta com o apoio da Volkswagen, vendeu 241 carros, um aumento de 630%. Já a Leapmotor, apoiada pela Stellantis, registou 910 vendas, embora ainda não tenha uma base de comparação anual, uma vez que entrou no mercado há menos de um ano.
Expansão global é a aposta para compensar quebras na China
Este forte desempenho nos mercados internacionais é vital para a estratégia atual da BYD. As vendas da empresa na China têm vindo a diminuir, o que afetou os seus resultados globais. Em setembro, as vendas globais de passageiros do Grupo BYD caíram 5,9%, para 393.060 veículos. A empresa viu-se mesmo forçada a reduzir a sua meta de vendas anuais de 5,5 milhões para 4,6 milhões de unidades.
Em contrapartida, as vendas fora da China cresceram 115,8% em setembro, atingindo 71.256 unidades. A BYD está perto de atingir o seu objetivo de vender 1 milhão de veículos no estrangeiro em 2025, tendo já vendido 697.072 carros de janeiro a setembro, um aumento de 123% face ao período homólogo.
Uma frota e novas fábricas para apoiar o crescimento
Para suportar esta expansão, a BYD reforçou a sua aposta nas exportações. A empresa completou recentemente a sua frota massiva de transporte, composta por oito grandes navios porta-automóveis, com uma capacidade de transporte anual acumulada de um milhão de veículos.
Além disso, a produção internacional está a ganhar ritmo. A BYD já iniciou a produção no Brasil em julho e no Uzbequistão em junho de 2024. Estas fábricas operam em regime de montagem local, recebendo as peças da China. A empresa planeia também abrir uma fábrica no Paquistão em 2026. Na Europa, a fábrica da BYD na Hungria sofreu um atraso, com o início da produção em massa agora previsto apenas para 2026.











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