1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Arquivo.pt

A Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) revelou o lançamento do seu novo site Arquivo.pt - Arquivo da Web Portuguesa. Este site reúne alguns dos principais sites portugueses, com imagens dos mesmos desde 1996.

O projeto já se encontra em desenvolvimento desde 2001, sendo similar ao Internet Archive. Segundo revela Pedro Veiga, presidente da FCCN, em comunicado, “Muitos conteúdos têm uma existência efémera e isso pode ser um problema para alguns tipos de conteúdos”, sublinhando que “Cerca de 50% dos conteúdos disponíveis hoje, passam a estar indisponíveis passados apenas 2 meses e 80% dos conteúdos são alterados ou desaparecem passado um ano. Com a disponibilização de mais este serviço a FCCN pretendeu contribuir para o progresso da Internet portuguesa dando acesso a conteúdos, muitos deles com qualidade e interesse histórico e que só desta forma poderão estar acessíveis a estudantes, investigadores, jornalistas e ao público em geral”.

Atualmente, o Arquivo.pt possui mais de 1.590 milhões de ficheiros, desde 1996, num total de 45 Terabytes armazenados em 61 servidores, com um total de 1,8 TB de memória, 122 processadores (488 cores) e 340 discos (370 TB).

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech