Se utiliza um equipamento móvel, existe uma elevada probabilidade de já ter testado uma aplicação de VPN no mesmo. No entanto, apesar de garantirem segurança e privacidade, estas aplicações nem sempre acabam por garantir isso.
De acordo com um estudo realizado pela Universidade da Califórnia em Berkeley e a CSIRO, tendo sido analisadas 300 VPN’s para o sistema Android, chegou-se à conclusão que 84% destas redes não garantiam a segurança que prometem, e podem mesmo levar à divulgação dos dados de utilizadores a terceiros.
Alem disso, 38% das VPN estudadas possuíam algum tipo de malware ou sistemas de anúncios mal-intencionados, e 18% nem sequer possuíam um sistema de encriptação real. A grande maioria das aplicações estudadas são fornecidas gratuitamente, mas da lista das piores fazem também parte alguns serviços pagos.
Segundo o investigador Narseo Vallina-Rodriguez, o chocante deste teste não se encontra na falta de segurança das aplicações, mas sim no facto de muitos utilizadores ainda continuarem a utilizar as mesmas apesar de votações negativas ou um feedback geral negativo.
De notar que o estudo foi realizado durante o ano passado. Desde então, algumas das aplicações de VPN estudadas já foram removidas da Google Play e não se encontram em utilização.
Fonte The Verge
Nenhum comentário
Seja o primeiro!