Atualmente qualquer equipamento que esteja ligado à Internet pode ficar vulnerável a ataques, e nem mesmo as simples impressoras de talões ficam a salvo desta medida.
Um hacker, apelidado de “Stackoverflowin”, afirma ter conseguido invadir com sucesso mais de 150 mil impressoras que estariam vulneráveis e acessíveis online. De acordo com o mesmo, o objetivo passa por informar os consumidores para a necessidade de instalarem uma firewall nas redes e configurarem corretamente as mesmas, impedindo assim acessos indevidos.
Para demonstrar isso, o hacker utilizou um script automático para enviar comandos às impressoras vulneráveis, as quais imprimiam posteriormente alguma informação e imagens em ASCII. Esta medida apenas pretende alertar os donos das impressoras para a falha, sendo que não existe nenhuma atividade maliciosa em concreto.
Ao portal Bleeping Computer, o programador afirma que o script utilizado procura como alvos as portas IPP (Internet Printing Protocol), portas LPD (Line Printer Daemon) e as impressoras que deixam a porta 9100 aberta externamente.
Fonte Bleeping Computer
Nenhum comentário
Seja o primeiro!