As plataformas de Crowdfunding têm vindo a perder o interesse de muitos utilizadores ao longo dos anos. Apesar de terem sido palco para a criação de grandes projetos ainda hoje existentes, também foram utilizadas para campanhas mais negativas ou até mesmo totalmente falsas, as quais levaram a perdas consideráveis.
Isto é algo que o CEO da empresa Indiegogo reconhece. Segundo David Mandelbrot, existe um certo descontentamento para os apoiantes dos projetos na plataforma, em parte porque nunca sabem se uma campanha é legítima ou não, seguindo as suas promessas para como lidar com o dinheiro que vão receber.
Em entrevista ao portal The Verge, no entanto, o CEO afirma que a Indiegogo encontra-se a preparar algumas mudanças, sobretudo na forma como os líderes de campanhas no site recebem os fundos.
Até agora, os fundos eram enviados diretamente para os criadores da campanha, o que permitia aos mesmos obter dinheiro para prosseguir com o desenvolvimento ou as tarefas prometidas. Estes fundos encontravam-se disponíveis de forma imediata.
No entanto, uma das mudanças que agora será implementada passa pelo sistema “guaranteed shipping”, ou “Envio garantido”. Este sistema garante que os fundos que um apoiante forneça para a campanha apenas serão fornecidos aos criadores da mesma quando for realizado o envio do produto anunciado.
Ou seja, invés de se jogar uma verdadeira “roleta russa” sobre produtos que podem não acabar por ser criados, os fundos permanecem inativos até que a entrega dos produtos seja realizada. Caso os criadores do projeto não cumpram com as promessas, os pagamentos são devolvidos na totalidade.
Obviamente, este plano de pagamento pode deixar alguns criadores de campanhas descontentes, sobretudo porque impede o acesso a fundos que poderiam ser necessários para realmente desenvolver os produtos. No entanto, além da garantia adicional de segurança, também ajuda algumas grandes empresas que não necessitam dos fundos de forma imediata – como é o caso da LEGO ou Gillete, ambos nomes que já utilizaram no passado o Indiegogo para alguns testes no mercado.
A empresa afirma ainda que testou este sistema com sucesso no seu próprio Marketplace, uma plataforma similar ao Ebay onde os criadores de produtos podem vender os seus itens para terceiros.
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