O Instagram começou o ataque contras as apps que prometem visualizar os conteúdos de perfis privados dentro da plataforma. Este género de aplicações tem vindo a ser cada vez mais difundido, e a rede social parece estar decidida em acabar com as suas atividades.
Em comunicado ao portal Android Police, o Instagram confirma que se encontra em contacto com os criadores da aplicação “Ghosty”, uma app para Android que tem vindo a ser utilizada para aceder a perfis privados dentro da rede social sem permissão dos utilizadores.
Ao que tudo indica, a rede social terá enviado uma carta para os criadores da app com a intenção destes encerrarem as atividades da mesma, ou iria avançar para um processo legal contra os mesmos alegando a violação dos termos de serviço da plataforma e da privacidade dos utilizadores.
A aplicação possui um conceito bastante simples. Para utilizar a mesma os utilizadores necessitam de dar permissão de acesso às suas contas no Instagram, e com isto estão também a dar acesso a todas as contas que estes utilizadores sigam.
Basta um dos utilizadores da app ter alguém como seguidor de um perfil privado para que a aplicação consiga recolher as imagens e vídeos dos seus perfis. No final, esta medida é vista como uma grave violação da privacidade e acesso indevido aos perfis que, doutra forma, estariam privados.
Até ao momento, a aplicação ainda se encontra disponível para download pela Play Store da Google, e conta com mais de 500.000 downloads, em valor crescente com toda a publicidade que tem vindo a receber nos últimos dias.
No entanto, o seu funcionamento deve vir a ficar consideravelmente mais limitado nos próximos dias e caso os criadores da app não decidam encerrar as atividades. Isto porque o Instagram já confirmou que irá tomar medidas para evitar que a recolha de dados e acesso aos perfis privados seja realizada pela aplicação – além que a Google também poderá vir a tomar medidas sobre a disponibilização da app na sua loja oficial de aplicações para Android.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!