1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Oneplus 9

 

Recentemente a OnePlus foi colocada sobre fogo depois de ter sido descoberto que a empresa estaria a limitar o processamento que as apps poderiam usar nos seus dispositivos mais recentes. O caso começou por ser reportado pelo portal AnandTech, associados com os modelos do OnePlus 9 e 9 Pro.

 

De acordo com os testes feitos pelo portal, estes dois modelos mais recentes da fabricante encontram-se a limitar o processamento que praticamente todas as aplicações mais conhecidas podem fazer, não possibilitando às mesmas obter o máximo desempenho possível que o Snapdragon 888 permite.

 

Na prática, o que foi descoberto será que a OnePlus encontra-se a manter uma lista de apps que não podem tirar total proveito do desempenho do dispositivo, mesmo que este se encontre totalmente aberto para tal e com capacidade desse fim. Aplicações como o Chrome, Twitter, Facebook, Zoom e YouTube são algumas das que nunca podem atingir a capacidade máxima do dispositivo.

 

Curiosamente, aplicações de benchmark como o GeekBench teriam total acesso ao real processamento do dispositivo, o que criava uma vantagem para essas aplicações enquanto as restantes estariam mais limitadas – fosse ou não isso visível pelos utilizadores no final.

 

No final, a conclusão seria que a OnePlus estaria a aplicar esta prática para limitar o uso de recursos que as aplicações poderiam fazer do sistema, e ao mesmo tempo aumentar a autonomia dos dispositivos. No entanto, apesar de ser benéfico para a bateria, a medida impede as aplicações de tirar total proveito de um dispositivo que se encontra disponível por mais de 1000 euros em alguns casos.

 

A OnePlus veio entretanto confirmar a história, indicando que realmente se encontra a limitar a capacidade de processamento que pode ser usada por determinadas apps. Em resposta no portal XDA-Developers, a empresa afirma que a medida surge como parte do objetivo da empresa de balancear a autonomia com o melhor desempenho para os utilizadores. Ao reduzir o desempenho máximo de algumas aplicações, a empresa consegue obter um pouco mais de bateria no final sem que os utilizadores notem qualquer diferença no sistema ou uso das mesmas – tirando situações onde sejam feitos benchmarks mais específicos, mas em alguns casos irrealistas.

 

Ainda assim, é importante sublinhar que mesmo com estas medidas uma das principais criticas do OnePlus 9 e 9 Pro tem vindo a ser a autonomia da bateria, que fica abaixo de alguns rivais no mercado pelo mesmo preço e com características similares.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech