Se está a ler este artigo, existe uma forte possibilidade que o esteja a fazer por um navegador como o Chrome ou baseado no mesmo. Pelo menos é o que os dados mais recentes parecem confirmar, mantendo a dominância do Chrome sobre o mercado dos navegadores online.
Os dados mais recentes da empresa StatCounter indicam que o Google Chrome continua a ser o navegador preferido dos utilizadores, mas existem algumas mudanças interessantes a ter em conta.
Atualmente o Chrome conta com uma quota mundial de quase 64% dos dispositivos - o que inclui desktops, smartphones e tablets, superando o Safari, com 19.2%, e o Edge, com 4.1%. Esta listagem refere-se à contagem de todos os dispositivos, mas a questão altera-se um pouco se olharmos apenas para o setor móvel.
Nos Smartphones, o Chrome continua a liderar com 63% de quota, mas em segunda posição encontra-se o Safari com 25% e segue-se o Samsung Internet com 5.2%. De notar que estes números integram tanto o Android como iOS.
Apesar de o Chrome continuar no topo, existe um detalhe importante: este tem vindo a perder popularidade. O navegador da Google contava em Outubro de 2020 com uma participação no mercado de 66.12%, e passou para 64.06% em Novembro de 2021.
Em contrapartida, o Edge tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade, passando de 1.34% no ano passado para os atuais 4.19%, e com tendência a aumentar nos próximos meses.
> E em Portugal?
Se tivermos apenas em conta os dados dos utilizadores em Portugal, o Chrome continua a manter-se como o navegador mais popular, com 71.46% de quota no mercado, seguindo-se o Safari com 12%. O Edge surge em terceira posição com 5.71%, seguido pelo Opera com 4.36%.
O Firefox encontra-se a fechar a tabela, com 3.79%, acompanhado pelo Samsung Internet com 1.53%. Curiosamente, ainda existem 0.73% de utilizadores com o Internet Explorer, possivelmente sistemas antigos com ligação à Internet.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!