1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

ChromeOS com steam

 

Faz pouco mais de uma semana que a Google revelou, de surpresa, que estaria a preparar a Steam para o Chromebook, dando assim a possibilidade de os utilizadores terem acesso aos seus jogos diretamente do Chromebook.

 

E agora, parece que a empresa finalmente começou a permitir os primeiros testes nesta plataforma. A Steam encontra-se atualmente disponível para um pequeno conjunto de dispositivos Chromebook, permitindo aos utilizadores acederem a alguns dos seus títulos diretamente pelos mesmos.

 

De notar que, por agora, esta build da Steam ainda se encontra numa fase consideravelmente inicial de desenvolvimento, portanto bugs e outras falhas são esperadas. No entanto, é possível de ver a ideia da Google para o futuro.

 

Como referido, o suporte para já encontra-se limitado a alguns modelos de Chromebooks que possuem as características necessárias para correr a Steam. A Google afirma que será necessário um dispositivo que tenha, pelo menos, uma gráfica Intel Iris Xe, um processador de 11ª geração Core i5 ou i7 e pelo menos 8GB de memoria RAM.

 

Atualmente estes são os modelos suportados:

  • Acer Chromebook 514 (CB514-1W)
  • Acer Chromebook 515 (CB515-1W)
  • Acer Chromebook Spin 713 (CP713-3W)
  • ASUS Chromebook Flip CX5 (CX5500)
  • ASUS Chromebook CX9 (CX9400)
  • HP Pro c640 G2 Chromebook
  • Lenovo 5i-14 Chromebook

 

Os utilizadores que tenham o hardware suportado, e pretendam testar a novidade, devem alterar as configurações do sistema para fazerem parte dos testes beta do ChromeOS sobre o canal Dev. A partir dai, é possível instalar diretamente a Steam no mesmo – tendo em conta que a alteração para o programa de testes do ChromeOS pode ter outras consequências no sistema, portanto tenha especial atenção para sistemas usados no dia a dia.

 

Sem grandes surpresas, vários títulos da Valve são suportados para já, entre os quais Portal 2, Dota 2, Team Fortress 2 e Half-Life 2. No entanto ainda existem algumas arestas a limar, portanto os testes ainda necessitam de avançar um pouco mais antes de se considerar estável para uso.

 

A Google afirma que a Steam irá instalar a versão para Linux dos jogos, caso os mesmos existam, o que deverá garantir a mesma compatibilidade que se encontra no cliente da Steam para esse sistema – tendo em conta que o ChromeOS é, na sua base, desenvolvido como Linux.

 

Como referido, esta ainda é uma versão de testes, portanto espera-se que tenha erros e falhas. Não será algo focado para utilizadores instalarem e usarem no dia a dia.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech