A privacidade tem vindo a ser um tema cada vez mais importante, sobretudo no meio online. Os utilizadores esperam, atualmente, que este ponto seja algo importante para qualquer entidade, embora nem todas o consigam transmitir da melhor forma.
No caso da Meta, ainda existem certamente algumas arestas a limar, mas a empresa tem vindo a esforçar-se para mudar a imagem que possui relativamente à privacidade. Uma dessa mudanças pode ser vista a nível do Messenger.
Faz algum tempo que os utilizadores do Messenger podem ativar a encriptação ponta-a-ponta, embora agora a plataforma esteja a preparar-se para tornar a mesma o “padrão” para todos. Enquanto isso não acontece, porém, existem algumas tarefas que podem ser feitas para ativar a mesma.
A encriptação ponta a ponta permite que as mensagens enviadas dentro da plataforma estejam totalmente encriptadas, não sendo visíveis nem mesmo pela própria Meta. O conteúdo das mesmas apenas irá estar disponível para os dois utilizadores e nos dispositivos onde estes se encontram.
Por agora, a ativação desta funcionalidade apenas se encontra disponível numa base de “por chat”. Ou seja, apenas se pode ativar a encriptação manualmente – embora isso possa vir a mudar no futuro.
Para ativar esta funcionalidade é bastante simples – e o processo será similar tanto em Android como iOS.
1- Comece por abrir o Messenger, e navegar até à página de chats ativos. Nesta toque sobre o pequeno ícone de iniciar um novo chat – o lápis que se encontra no topo da janela.
2- Na página onde surge a lista de contactos, toque sobre o pequeno cadeado que se encontra no topo da janela. Isto deverá ativar o modo encriptado para as conversas.
3- Escolha o contacto para o qual pretende enviar uma mensagem encriptada.
Feito isto, todos os conteúdos que sejam enviados dentro desse chat irão encontrar-se com a encriptação ativa. Pode ainda ser usada a funcionalidade de eliminação automática de mensagens, que permite remover as mensagens após um determinado período de tempo.
De notar que, tendo em conta a encriptação, as mensagens e conteúdos apenas irão encontrar-se disponíveis sobre o equipamento de onde a conversa for iniciada. Caso o utilizador inicie a conversa noutro equipamento, as mensagens anteriores não serão sincronizadas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!