O governo dos EUA, através da FCC, terá banido todas as vendas de equipamentos de telecomunicação associados com as empresas chinesas Huawei, ZTE, Hytera, Hikvision, e Dahua, sobre alegados riscos de segurança nacional.
A Federal Communications Commission (FCC) considera que estas empresas possuem um risco inaceitável para a segurança nacional, sendo que foi assim aplicada a limitação de importação e venda de produtos associados com as mesmas, sobre o setor das telecomunicações e videovigilância.
Esta medida faz parte das novas regras de proteção da segurança nacional envolvendo as telecomunicações. O bloqueio aplica-se não apenas às empresas centrais, mas também a todas as suas subsidiárias e afiliadas.
De relembrar que o governo dos EUA, na altura sobre a presidência de Donald Trump, tinha alegado que a Huawei estaria a roubar propriedade intelectual do pais e teria fortes ligações com o governo da China, usando backdoors nos seus produtos para campanhas de espionagem.
Desde então, tanto a Huawei como a ZTE já tinham sido banidas de vários países para além dos EUA. Alguns países membros da União Europeia também demonstraram preocupações sobre as atividades da empresa e a possibilidade do uso das suas tecnologias para efeitos de espionagem.
Atualmente, a Huawei ainda não se encontra banida da Europa, mas vários países contam com legislação especifica para limitar as comunicações com a China em componentes e tecnologias fundamentais.
Em Março de 2021, tanto a Huawei como a ZTE tinham sido adicionadas na "lista negra" de entidades nos EUA, tecnicamente bloqueando as mesmas de acederem a empresas e serviços no pais, bem como de serem usadas por entidades federais no mesmo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!