1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Cérebro virtual sobre cor rosa

 

Nos últimos tempos temos ouvido falar bastante sobre a Inteligência Artificial, e sobretudo sobre o modelo GPT. Este é o modelo que a OpenAI integrou sobre o ChatGPT, e que certamente revolucionou o formato de IA no mercado.

 

No entanto, mesmo que a tecnologia ainda esteja a dar os primeiros passos, existem já planos sobre o que poderá ser a futura geração da mesma, nomeadamente com a chegada do GPT-4. Esta nova tecnologia promete revolucionar ainda mais o que já existe sobre a IA, e melhorar plataformas como o ChatGPT.

 

É importante relembrar que o modelo GPT não é recente. Na verdade, a primeira versão do mesmo foi lançado pela OpenAI em 2018, sendo que o GPT-2 surgiu em 2019 e o GPT-3 em 2020. Atualmente estamos no GPT-3.5, que é o que se integra no ChatGPT.

 

O GPT-4 será a futura geração deste modelo, que vai melhorar o que existiu de destaque em todas as gerações anteriores. Esta versão será focada em melhorar alguns aspetos chave, nomeadamente nas respostas que são fornecidas. Espera-se que a tecnologia venha a ser capaz de um mais elevado nível de compreensão para as perguntas apresentadas – mesmo as complexas – em conjunto com melhorias na contextualização e na naturalidade com que fornece os conteúdos finais.

 

Acredita-se ainda que esta nova geração pode vir a trazer respostas com elevado nível de precisão e consistência, capaz de responder como se fosse uma pessoa real.

 

Para tal, no entanto, o modelo necessita de uma larga base de treino. E é aqui que a OpenAI espera realizar várias melhorias, de forma a fornecer o máximo de dados possíveis para o modelo aprender, e a partir dai, desenvolver as suas respostas.

Ao mesmo tempo, o GPT-4 será treinado para se adaptar a diferentes ambientes, tal como as gerações anteriores. Isto será o que o torna capaz de funcionar em plataformas de chat como o da ChatGPT, mas também em sistemas como o chatbot da Bing – e existe mesmo a possibilidade de chegar a sistemas como assistentes de voz.

 

chatGPT em smartphone

 

Apesar de ainda não ser possível de analisar as diferenças entre o GPT-3.5 e o GPT-4, espera-se que o mesmo venha a ser uma evolução considerável. Os dados do ChatGPT-3 apontam que a mesmo conta com cerca de 12 camadas e mais de 175.000 milhões de parâmetros diferentes, o que é por si só um aumento considerável face aos 1500 milhões de parâmetros do GTP-2. No entanto, segundo revela o portal Wired, estima-se que o GPT-4 pode vir a surgir com 100 mil milhões de parâmetros diferentes – em parte também devido à evolução da tecnologia de IA no mercado.

 

Obviamente, esta informação ainda não foi confirmada pela OpenAi, que tem vindo a ser bastante secretiva relativamente à futura geração do mesmo. No entanto, caso se confirme estes valores, é possível que a capacidade de processamento necessária para a tecnologia também venha a aumentar consideravelmente – o que pode aumentar os custos em geral.

 

Até ao momento ainda se desconhece quando o GPT-4 vai ficar disponível no mercado, embora alguns rumores apontem que isso pode acontecer ainda durante 2023. A OpenAI, no entanto, não deixa qualquer detalhe sobre tal.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech