1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Robot no meio de floresta

 

A Inteligência Artificial encontra-se bem presente no dia a dia de muitos utilizadores, mas esta tecnologia encontra-se longe de ser barata. As necessidades de processamento e de energia para a IA funcionar como deve ser são elevadas, o que aumenta também os custos e algumas preocupações com o meio ambiente.

 

Isto aplica-se não apenas a sistemas tradicionais de IA, como os chatbots como o Copilot e ChatGPT. Na realidade, os sistemas de IA para criação de imagens, usando IA generativa, estão no topo da lista dos que maior impacto possuem para o meio ambiente e do uso de energia.

 

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Carnegie Mellon, e a startup HuggingFace, os modelos de IA generativa, sobretudo para a criação de imagens e vídeos, usam elevadas quantidades de energia.

 

Os investigadores usaram uma ferramenta conhecida como Code Carbon, que compara as emissões de CO2 entre os 16 modelos de IA generativa mais populares.

Segundo os resultados, o ChatGPT consome um valor elevado de energia, mas o modelo do DALL-E usa valores consideravelmente superiores por ação, neste caso, para a criação de imagens.

 

dados sobre uso de energia em diferentes modelos de IA

 

No estudo foram realizadas 1000 ações nos diferentes modelos, sendo que esta tarefa teve um consumo de energia variando entre os 0,06 a 2,9 kWh, com um valor médio de 1,35 kWh. Para comparação, os investigadores apontam que o ato de carregar a bateria de um smartphone usa cerca de 0,012 kWh.

 

Ou seja, se tivermos em conta esta comparação, uma carga de um smartphone é capaz de criar cerca de nove imagens usando alguns dos modelos de IA generativa. Ao mesmo tempo, isto também demonstra que existem modelos de IA generativa consideravelmente ineficientes no uso da energia.

 

Existem alguns modelos que podem consumir até 11,49 kWh, e tendo em conta que as imagens criadas via IA generativa tendem a ser recriadas até se obter o resultado pretendido, este valor pode-se elevar consideravelmente.

 

Ao mesmo tempo, existe ainda o problema das emissões de carbono. Cada imagem criada com IA generativa pode criar entre 0.1 e 0.5 gramas de dióxido de carbono. Em alguns dos modelos, este valor pode atingir as 2 gramas por imagem criada.

 

Apesar de o estudo indicar claramente que não se trata de uma análise exaustiva do uso de energia por cada modelo, o mesmo foca-se em demonstrar como os modelos de IA generativa podem causar impacto para o meio ambiente, e como as entidades devem ter em conta essa ideia quando estiverem a desenvolver os mesmos, otimizando os recursos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech