A Microsoft e a OpenAI faz algum tempo que se encontram a trabalhar em conjunto, tendo em conta os investimentos milionários que a Microsoft fez sobre a OpenAI nos últimos meses. No entanto, parece que esta relação vai agora cair nos olhos das autoridades dos EUA.
De acordo com o portal Politico, o Departamento de Justiça e a FTC dos EUA estarão alegadamente a analisar a relação entre as duas empresas, sobre o potencial de práticas anti competitivas que a OpenAI pode encontrar-se a realizar com a parceria que possui com a Microsoft.
Aparentemente as duas entidades governamentais dos EUA encontram-se ativamente a analisar a parceria entre as duas empresas, sobretudo a nível do envolvimento da Microsoft na OpenAI e do impacto que tal possui para a indústria da IA em geral.
De relembrar que a Microsoft começou a investir na OpenAI ainda em 2019, sendo que ao longo dos anos tem vindo a aumentar consideravelmente os seus investimentos na empresa. Com o “boom” da IA, a Microsoft tem vindo também a aproveitar consideravelmente a sua parceria para desenvolver os seus próprios produtos de IA.
Vários serviços e tecnologias da OpenAI estão atualmente disponíveis em produtos da Microsoft, como o Bing e Office. Por outro lado, a OpenAI tem vindo a referir que a sua parceria com a Microsoft encontra-se sólida, e que espera conseguir manter os investimentos que a empresa tem vindo a fazer ao longo do tempo.
No entanto, é nestes investimentos que existem algumas acusações de como a Microsoft poderá estar a obter uma vantagem injusta no mercado face aos seus rivais.
De notar que, para já, não existe nenhuma confirmação oficial das entidades que uma investigação estará a ser realizada. No entanto, as autoridades de várias regiões têm vindo a demonstrar interesse para tal nos últimos meses, incluindo na União Europeia.
A CMA já se demonstrou aberta à possibilidade de investigar a parceria entre a Microsoft e a OpenAI de forma a garantir os interesses de todas as partes envolvidas e do mercado em geral.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!