
O YouTube anunciou que vai descontinuar a sua famosa página “Em Alta” (Trending), um espaço que durante anos agregou os vídeos mais virais da plataforma. A remoção, que inclui também a lista "Trending Now", irá acontecer de forma faseada ao longo das próximas semanas.
A decisão foi comunicada pela gigante do vídeo numa publicação no seu site de suporte e, segundo a empresa, reflete as mudanças profundas na forma como os conteúdos são hoje criados, descobertos e consumidos.
O fim de uma era para os vídeos virais
Lançada em 2015, a página "Em Alta" pretendia ser uma montra centralizada do que era mais popular na plataforma. No entanto, com o crescimento exponencial do YouTube, o conceito de "viral" tornou-se mais fragmentado. A empresa admite que assistiu a uma quebra significativa no número de visitas a esta página nos últimos cinco anos.
Atualmente, o conteúdo é dominado por "micro-tendências" desfrutadas por diversas comunidades e nichos de fãs, tornando uma única lista de tendências abrangente menos relevante. O YouTube reconhece que os utilizadores descobrem agora o que é popular através de vários outros pontos da plataforma, como as recomendações no feed, sugestões de pesquisa, nos Shorts, comentários e na aba Comunidades.
O que vai substituir a página 'Em Alta'?
Apesar do fim da página "Em Alta", os utilizadores não ficarão sem forma de descobrir conteúdos populares. A plataforma vai continuar a investir em alternativas que já existem e que se focam em categorias específicas, como:
Top de músicas e videoclipes da semana.
Os trailers de filmes mais populares.
As principais tendências em jogos.
Os programas de podcast mais ouvidos.
A aba "Explorar" continuará a existir, permitindo navegar por conteúdos que não são personalizados pelo algoritmo. Da mesma forma, as recomendações personalizadas na página inicial continuarão a ser a principal porta de entrada para a maioria dos utilizadores. Esta não é a primeira grande mudança que a plataforma implementa, tendo recentemente também apertado o cerco a conteúdos de baixa qualidade gerados por IA.
E para os criadores de conteúdo?
Para os criadores, o YouTube garante que continuará a oferecer ferramentas para identificar tendências e obter ideias, principalmente através da aba "Inspiração" no YouTube Studio.
Adicionalmente, a empresa está a testar uma nova funcionalidade em beta chamada "Hype", desenhada especificamente para dar maior visibilidade a criadores emergentes e a novos vídeos. Os destaques a criadores em ascensão através dos canais oficiais do YouTube nas redes sociais e em secções dedicadas, como na página Explorar de Música, também se irão manter.










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