
A The Browser Company, conhecida pelo seu inovador browser Arc, lançou oficialmente um plano de subscrição "Pro" para o seu novo navegador Dia, que integra de forma proeminente funcionalidades de inteligência artificial. O plano tem um custo de 20 dólares mensais (aproximadamente 18,50€), oferecendo aos utilizadores acesso ilimitado às suas capacidades de chat e "skills" baseadas em IA.
O que muda para os utilizadores?
Com a introdução de uma modalidade paga, os utilizadores da versão gratuita passarão a ter limites na utilização das ferramentas de inteligência artificial. Embora a empresa não tenha especificado quais serão esses limites, o CEO Josh Miller adiantou ao The New York Times em julho que o browser continuará a ser gratuito para quem utiliza as funcionalidades de IA "algumas vezes por semana".
A empresa planeia ainda oferecer múltiplos níveis de subscrição, com preços que podem variar entre os 5 dólares e centenas de dólares mensais, sugerindo que o plano atual de 20 dólares é apenas uma das primeiras ofertas.

Um lançamento atribulado
A revelação do plano Pro não foi isenta de percalços. No início da semana, utilizadores atentos no Reddit e no Threads repararam que a página de subscrição ficou disponível por breves momentos antes de ser retirada. Agora, a opção foi restaurada e pode ser acedida através do menu de definições do browser Dia.
Este plano Pro representa a primeira fonte de receita por subscrição para a The Browser Company, que já angariou 128 milhões de dólares em financiamento de investidores de renome como a Pace Capital, Next Play Ventures e executivos de gigantes como o LinkedIn, Medium, Figma, Notion e GitHub.
Concorrência aquece no mercado dos browsers
A aposta num modelo pago surge num momento de crescente competição no segmento dos browsers com IA. O Dia enfrenta rivais de peso como o Comet da Perplexity e o Neon da Opera, para além dos incumbentes Google e Microsoft, que continuam a integrar os seus assistentes de IA nos seus próprios navegadores.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!