O bendgate foi um problema bem conhecido nas anteriores versões do iPhone, mas este problema pode não ter sido totalmente solucionado.
Recentemente, diversos utilizadores do iPhone 6 e 6 Plus começaram a verificar problemas com o ecrã, onde o mesmo deixa de funcionar complemente, dando lugar a uma pequena linha branca no topo do ecrã. Este problema não aparenta ser um caso isolado, com milhares de equipamentos a sofrerem do problema diariamente. E a culpa não aparenta ser dos donos desses modelos...
A descoberta deste problema foi realizada por Jessa Jones, funcionária da loja de reparação iPad Rehab, indicando que o problema se encontra nas alterações que a Apple realizou na placa base do iPhone.
De acordo com Jones, o problema encontra-se na placa utilizada no iPhone 6, e a qual possui os chips responsáveis por lidar com o touch do ecrã. Nos modelos anteriores, esta placa era protegida por uma pelicula de metal, mas na recente versão do iPhone, esta foi substituída apenas por uma pelicula adesiva simples.
Esta mudança aparenta ser a causa dos problemas no ecrã, com os chips ficando expostos a problemas. O simples dobrar do equipamento, algo que é comum de ocorrer, pode ser suficiente para danificar o chip e inutilizar o ecrã.
Outro ponto importante encontra-se também num liquido utilizado, que anteriormente era colocado sobre o chip, mantendo-o no seu lugar. Basicamente seria como uma “super-cola” para evitar que o chip fosse facilmente removido. Mas nas versões do iPhone 6, este liquido não se encontra presente.
A conjugação destes dois pontos aparenta ser o suficiente para que os equipamentos fiquem mais sujeitos a problemas com o ecrã. A razão que levou a Apple a remover a pelicula de metal e o liquido são desconhecidas, mas é possível que esteja derivado com a redução dos custos de produção.
Mas uma questão importante ainda permanece: Qual o motivo para apenas agora se conhecer este problema?
E aqui entra uma nova polémica sobre a Apple. Segundo os relatos, a Apple teria conhecimento deste problema, mas estaria a evitar que o mesmo fosse divulgado.
Isto foi fácil de ser realizado enquanto a maioria dos equipamentos estariam ainda na garantia, e com os utilizadores a preferirem usufruir da mesma diretamente na Apple. Mas com o passar do tempo, e o final do prazo de garantia, cada vez mais pessoas começam a dirigir-se a lojas que não são diretamente associadas à Apple.
Isto fez com que o problema começasse a ser exposto de forma mais abrangente por diferentes meios.
Até ao momento, a Apple ainda não comentou oficialmente o problema.
Via iFixIt
Nenhum comentário
Seja o primeiro!