Os utilizadores do Google Chrome podem brevemente receber uma nova funcionalidade para filtrar anúncios publicitários indesejados, tanto na versão para Desktop como móvel.
Este sistema de adblock teria como base a lista da comunidade Coalition for Better Ads, grupo onde se encontra, além da Google, também o Facebook, Reuters e outros nomes reconhecidos no meio digital. A lista desta comunidade cria algumas regras para evitar a propagação de publicidade maliciosa ou nefasta, como a que é realizada via pop-up, vídeos automáticos com som e temporizadores.
De acordo com o Wall Street Journal, a empresa estaria mesmo a ponderar bloquear todos os conteúdos de publicidade que sejam oriundos de sites com mensagens comerciais ofensivas. Ou seja, os donos dos websites teriam de controlar todo o conteúdo publicitário apresentado, sobre possibilidade de terem os conteúdos bloqueados pelo navegador.
Obviamente, este sistema não iria eliminar o conteúdo publicitário da web, algo que a própria Google não beneficiaria, tendo em conta que é um dos principais meios de rendimento da empresa. O mesmo destina-se apenas a conteúdos que sejam considerados nefastos ou prejudiciais para os utilizadores.
De sublinhar que, até ao momento, ainda não existe nenhuma informação em concreto que a funcionalidade será realmente implementada. Os rumores apontam apenas para um estudo interno da equipa de desenvolvimento do Chrome, sem nenhum plano a longo prazo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!