O Gestor de Tarefas do Windows é possivelmente uma das funcionalidades mais uteis para identificar problemas ou até mesmo analisar o desempenho geral do sistema. Desde o lançamento do Windows 10 que o Gestor de Tarefas tem vindo a receber algumas novidades e melhorias, sendo que estão previstas ainda mais para as próximas atualizações do sistema.
De acordo com os relatos, a Microsoft encontra-se a planear adicionar três novas funcionalidades no Gestor de Tarefas do Windows 10.
A primeira encontra-se relacionada com os discos, e será útil sobretudo para quem tenha múltiplos discos no mesmo sistema. Até agora, a listagem de discos no Gestor de Tarefas apenas indicava a letra dos mesmos, mas com a nova funcionalidade agora indica também se o disco é um SSD ou não. Isto irá permitir aos utilizadores finais identificarem mais facilmente qual a tecnologia do disco utilizado no sistema.
Outra novidade ainda sobre a aba de “Desempenho” encontra-se na secção das gráficas. Além de apresentar detalhes sobre o uso da gráfica em tempo real, o sistema poderá agora também indicar a temperatura da mesma, recolhida diretamente da placa. Numa fase iniciar esta funcionalidade irá encontrar-se disponível apenas para sistemas com gráficas dedicadas, mas espera-se que a Microsoft expanda a sua funcionalidade para gráficas integradas também – útil para sistemas portáteis.
Por fim, sobre a listagem de processos ativos, a empresa pretende adicionar uma nova coluna apelidada de “Arquitectura”, que irá permitir identificar os processos desenhados para diferentes arquitecturas do Windows e que estejam a ser utilizados no momento – por exemplo, para ARM ou 32 e 64 bits.
Espera-se que todas estas novas funcionalidades sejam integradas no Windows durante a segunda metade de 2020, possivelmente com a chegada da versão 2004 (20H1) – atualmente ainda em testes dentro do programa Insider.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!