1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

senha e dados de login na internet

 

Cada vez mais a internet é um local onde os utilizadores devem ter cuidado com os dados que partilham. Diariamente milhares de sites e sistemas são afetados, podendo comprometer o mais variado género de informações pessoais e até mesmo confidenciais.

 

Se parece que cada vez mais surgem noticias sobre roubos de dados em empresas, não é em vão. Durante o ano de 2019 registaram-se os números mais elevados de roubos de informações pessoais pela Internet.

Segundo as contas da empresa Risk Based Security, foram roubados em 2019 mais de 15.1 mil milhões de registos pessoais da Internet, o que representa um crescimento de quase 284% em comparação com o ano anterior.

 

Apesar de o número de roubos ter sofrido apenas um ligeiro aumento de 1%, passando para 7,098, o conteúdo que foi roubado destes ataques tem vindo a crescer consideravelmente. Apesar disso, o relatório também deixa algumas boas noticias.

 

O número de registos roubados em ataques pela internet pode ter aumentado, mas em comparação nem todos os dados terão sido confirmados como acedidos – muita informação pode ter sido roubada mas permanece encriptada ou segura, e é complicado de aceder à mesma. Isto não invalida na mesma que se trata de um roubo de dados e conteúdos mais simples de adivinhar – como senhas básicas – podem ainda ser comprometidas apesar de encriptadas. Em todo o caso, a situação continua a piorar a cada ano.

 

O final do ano de 2019 foi especialmente problemático, com mais de 7.2 mil milhões de registos obtidos durante os últimos três meses. Além disso, estes dados terão sido todos obtidos de apenas quatro eventos de roubos confirmados de informações ou ataques.

 

Muitas vezes os consumidores podem nem ter conhecimento que os seus dados foram comprometidos, sobretudo numa altura em que cada vez mais websites pedem registos de contas e detalhes de informações pessoais. Piora a situação quando são utilizadas informações relativamente simples de descodificar – como senhas básicas e genéricas, que podem ser descobertas em apenas alguns milissegundos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech