O ProtonVPN é uma das aplicações de VPN mais populares no mercado, e apesar de ter a sua vertente gratuita, também possui planos pagos com mais funcionalidades. E como em tudo o que é pago, existe também muita gente que tenta obter o serviço de forma “gratuita” através da pirataria.
Recentemente foi descoberta uma campanha ativa que utiliza o nome do ProtonVPN, e um site que prometia oferecer 1 ano gratuito de subscrição na plataforma. O falso site era uma copia idêntica ao real da ProtonVPN, mas quando os utilizadores iniciavam o download da aplicação fornecida para os seus dispositivos poderiam estar a infetar os mesmos com malware.
De acordo com a empresa de segurança Kaspersky, o site imita integralmente a verdadeira versão do site oficial da ProtonVPN, mas o instalador fornecido também descarrega para os sistemas um malware conhecido como “AZORult”, que pode permitir o controlo remoto dos sistemas por terceiros.
A aplicação descarregada destinava-se a sistemas Windows, e uma vez instalada apenas instalava o malware no sistema – e a versão gratuita do ProtonVPN que é fornecida sem código malicioso no site da empresa.
Como sempre, os utilizadores devem ter cuidado sobre a origem de qualquer download na Internet, sobretudo quando estes prometem o acesso a funcionalidades normalmente acessíveis apenas por licenças ou pagamentos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!