Nos últimos dias o Telegram revelou um conjunto de alterações na sua plataforma, mas uma das que vai trazer mais impacto para os utilizadores será, sem dúvida, a introdução de publicidade no serviço.
Até agora, o Telegram permitia aos utilizadores acederem a um serviço de mensagens seguro e privado, sem qualquer género de publicidade. No entanto, para manter a infraestrutura será algo que certamente necessita de rendimento a longo prazo, e como tal a entidade responsável pelo serviço começou a preparar algumas mudanças.
A partir de 2021, o Telegram vai começar a apresentar publicidade na plataforma,. Pavel Durov, criador do serviço, revelou que esta medida será necessária para suportar o crescimento do serviço e manter o mesmo ativo para a comunidade cada vez maior.
No entanto, ficou a promessa que apesar da publicidade para gerar receitas na plataforma, a empresa vai continuar a fornecer todas as funcionalidades que possui atualmente de forma gratuita aos utilizadores – não vai existir subscrições e todas as funcionalidades vão permanecer idênticas.
Não foram, no entanto, deixados detalhes sobre como esta publicidade seria integrada na plataforma. O executivo apenas deixou a referência que o Telegram iria desenvolver uma plataforma para os anunciantes puderem publicar os seus anúncios, e que toda esta publicidade iria ser focada também na privacidade e segurança.
Espera-se que esta venha a surgir sobre o formato de banners ou outros pequenos anúncios pelas diversas funcionalidades. Podem também existir casos de publicidade direcionada a partir de mensagens, mas não deverá ser integrada em conversas privadas e individuais entre utilizadores do serviço.
De relembrar que a plataforma tem vindo a ser mantida apenas pelas receitas do próprio fundador, e pelos investimentos que tem vindo a ser feitos no serviço – mas este encontra-se longe de ser uma fonte fiável de rendimento a longo prazo.
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