1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

safari com barra de navegação em baixo

 

O iOS 15 veio trazer uma mudança que está a levantar duras críticas por parte da comunidade, com o novo design que se encontra no navegador Safari. A Apple decidiu realizar grandes mudanças sobre a forma como o Safari apresenta os seus menus, movendo a barra de endereços para a parte inferior do ecrã.

 

A medida foi vista com algumas críticas por parte da comunidade, mas parece que será algo que a empresa vai manter. No entanto, esta ideia de mover a barra de endereços para a parte inferior não é original da Apple, tanto que a Google já a tinha testado em anos anteriores.

 

Chris Lee, antigo funcionário da Google responsável por desenvolver esse teste, deixou agora mais detalhes sobre o motivo pelo qual o Chrome não aplicou o novo design de barra de endereços na parte inferior do ecrã – e o motivo pelo qual a Apple também pode enfrentar problemas no futuro.

 

Apesar de o novo design fornecer mais espaço para os utilizadores poderem aceder aos conteúdos que pretendem, ao mesmo tempo a navegação torna-se consideravelmente mais confusa e complicada. O Chrome Home foi um projeto que a Google começou a testar com o Chrome em 2016, e basicamente movia a barra de endereços para a zona inferior do ecrã.

 

Chrome Home

 

A ideia era simples: com a barra nessa zona, a mesma estaria mais próxima dos dedos dos utilizadores, e poderia ser mais rapidamente usada. No entanto, o ex-funcionário da Google revela que, no final, a ideia não foi aplicada devido à má receção por parte dos utilizadores.

Apesar de existir uma parte de utilizadores mais avançados que gostou da mudança, sobretudo por tornar o uso do navegador mais simples em ecrãs cada vez maiores em tamanho, no final, para o público em geral, a navegação tornou-se mais complicada.

 

A ideia veio a ser descontinuada em finais de 2018, sendo que o Google adotou depois disso a estrutura que ainda se encontra presente hoje.

Será interessante analisar como a Apple pretende contornar isso, sobretudo porque parece que a empresa não está com ideias de mudar o novo design do Safari.

 

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech