1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

reconhecimento facial patente

 

Nos EUA, e um pouco por todo o mundo, ainda se encontram a ser criadas leis focadas nas tecnologias de reconhecimento facial, e na forma como estes sistemas podem recolher informações dos utilizadores. A Clearview AI esteve nas notícias faz algum tempo devido à sua recolha de rostos em meios considerados por muitos como “pouco privados”.

 

No entanto, a empresa está cada vez mais perto de ter a patente da sua tecnologia atribuída pelas autoridades dos EUA. Esta patente trata-se de um sistema que permite à empresa realizar o scan por fotos das redes sociais, com o objetivo de recolher o rosto das mesmas e encontrar possíveis rostos que estejam a ser investigados ou analisados.

 

De acordo com o portal Politico, a empresa recebeu a luz verde das autoridades de registo de patentes nos EUA para realizar o registo, algo que pode vir a acontecer muito em breve. Durante uma entrevista com o portal, o CEO da Clearview AI, Hoan Ton-That, revelou que não existe atualmente nenhuma patente de um sistema de reconhecimento facial em larga escala, e que a tecnologia da empresa será pioneira neste sentido.

 

De relembrar que a base de dados da empresa é atualmente composta por mais de 10 mil milhões de fotos de rostos, os quais foram obtidos pelos mais variados fins, nomeadamente por portais públicos na Internet. Empresas como a Meta, Google, Twitter, entre outras já terão ameaçado a Clearview AI derivado destas práticas, uma vez que a mesma encontra-se a recolher a informação que está publicamente acessível nestas plataformas, mas contra os termos das mesmas.

 

Até ao momento, as ferramentas fornecidas pela Clearview AI são usadas maioritariamente com forças das autoridades governamentais, e apenas quem tenha credenciais para tal poderá usar o sistema – este não se encontra publicamente acessível para qualquer pessoa.

Em alguns países a empresa encontra-se ainda a enfrentar processos devido à recolha abusiva de dados, e na Austrália esta foi mesmo ordenada a eliminar todas as fotos que foram recolhidas de utilizadores no pais.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech