1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

AMD Ryzen

 

A AMD aproveitou o dia de hoje para revelar algumas das novidades da fabricante que devem chegar ao mercado durante os próximos tempos. Em concreto, a empresa revelou a sua futura geração de processadores e gráficas focadas para os consumidores.

 

Segundo a empresa, até 2024 esta espera lançar os novos Ryzen 8000, a nova geração de processadores que vão contar com a nova micro arquitetura RDNA3 para os gráficos. Esta nova arquitetura promete melhorias de quase 50% sobre o desempenho em relação com a geração anterior.

Além disso, a empresa também confirmou que se encontra a desenvolver a nova arquitetura RDNA4, que vai prometer ainda mais desempenho.

 

Para a linha de sistemas portáteis, a empresa espera vir a revelar nos próximos anos as gerações de processadores Phoenix Strix e Strix Point. A primeira seria baseada na Zen 4, mas ainda iria manter-se sobre o processo de fabrico em 4 nm.

Por sua vez, a segunda geração iria ser já baseada na Zen 5, contando com uma litografia avançada mas que a empresa não revelou para já detalhes. Esta iria ainda contar com os gráficos RDNA3+.

 

processadores para portáteis amd

 

No entanto, esta nova geração de processadores também vão chegar para desktop, introduzindo assim o Zen 5 nesta plataforma.

Os novos Ryzen 7000 devem chegar ainda durante este ano, e vão contar com diferentes modelos base tal como se encontra nas linhas atuais. Estes devem ser baseados em Zen 4 e irão trazer a tecnologia 3D V-Cache.

 

processadores para desktop amd

 

Para 2023 a AMD espera lançar os Ryzen Threadripper, que serão baseados na Zen 4 mas focados para processamento mais complexo. Apenas em 2024 se espera que a empresa dê um novo salto de geração com a chegada dos Granite Ridge, baseada em Zen 5.

 

Para já, sobre a geração que se encontra mais próxima de chegar ao mercado, a linha Ryzen 7000 (Raphael), a empresa confirmou algumas novidades da mesma. Esta deve contar com ganhos de desempenho em clock até 10%, além de um desempenho em single-core até 15% superior aos modelos atuais.

 

testes desempenho amd zen 4

 

O mais interessante desta nova geração será que ela vai ser ainda mais eficiente, ao mesmo tempo que melhora o desempenho em geral. A empresa espera que consiga 35% mais desempenho por watt consumido em comparação com o Zen 3.

 

Já quanto aos Ryzen 8000, o lançamento ainda se encontra algo distante, mas espera-se que a Zen 5 venha com ainda mais melhorais. Espera-se ainda mais desempenho e melhorias energéticas, mas a empresa não deixou muitos detalhes sobre o que esperar – em parte porque ainda falta algum tempo até que a linha esteja totalmente decidida.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech