1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Internet sobre uma barra de pesquisa

 

De acordo com os dados mais recentes da entidade GSMA, cerca de 95% da população mundial vive em áreas onde existe algum género de ligação móvel à Internet. No entanto, deste valor, ainda existe 40% que se encontram sem acesso regular à Internet.

 

Esta disparidade de valores continua a ter graves consequências, sobretudo em países em desenvolvimento, onde o acesso a redes móveis é consideravelmente mais importante que uma ligação fixa à Internet.

 

Segundo o estudo da GSMA, uma grande parte das pessoas que ainda continuam “offline” deve-se à falta de conhecimentos sobre a internet ou o mundo digital em geral, juntamente com a falta de fundos para obter os dispositivos necessários para a ligação.

 

A maioria dos utilizadores que se encontram sem acesso à Internet serão de regiões rurais, em países em desenvolvimento e na sua grande maioria mulheres. O estudo aponta ainda que, sem acesso à Internet ou a alguma forma de comunicação direta, estas pessoas ficam com o acesso a serviços fundamentais de saúde e informação, bem como financeiros, consideravelmente mais limitados.

 

Apesar de os dados certamente parecem negativos, existem alguns pontos positivos a ter em conta, nomeadamente na evolução que tem vindo a ser feita para distribuir a Internet pelo máximo de países possíveis, algo que as grandes empresas têm também vindo a apostar em força.

 

A adoção das ligações móveis também continua a aumentar, com mais de 300 milhões de novas pessoas a entrarem para o mundo online apenas em 2021. Portanto, apesar de ainda existir muita população que não consegue aceder à Internet no seu dia a dia, ao mesmo tempo têm vindo a ser feitos esforços para levar a mesma ao máximo possível nos últimos anos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech