1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

logo da X em parede

 

Com todas as mudanças que temos verificado na X, antigo Twitter, durante os últimos meses, algumas empresas optaram por retirar as suas presenças da plataforma. No entanto, isto abre também portas para que possam começar agora a surgir ataques explorando tal situação.

 

De acordo com o portal RTL Nieuws, a X encontra-se agora a ser alvo de campanhas de scam, onde os atacantes tentam enganar as vítimas ao afirmarem serem representantes das empresas que deixaram a plataforma. É uma prática comum as empresas fornecerem meios de suporte por intermédio da X, nem que seja para um contacto inicial com os clientes.

Mas as medidas que Elon Musk aplicou recentemente na X levaram muitas entidades a deixarem de fornecer suporte por este meio, sobretudo via mensagens diretas – tendo em conta que agora existe uma limitação de envio de mensagens para contas gratuitas.

 

No entanto, os scammers encontram-se agora a aproveitar as empresas que não possuem presença na plataforma, ou que abandonaram a mesma, para lançarem esquemas contra as vítimas. Estas podem pensar estar a contactar o suporte da empresa, quando na realidade estão apenas a ser enganadas por um falso representante. Os atacantes respondem diretamente a utilizadores que apresentem as suas dúvidas para antigos perfis de suporte na entidade, e tentam recolher dados que podem depois ser usados para esquemas.

 

A ter em atenção que algumas das contas que se encontram a realizar esta prática encontram-se verificadas. O sinal de verificado, para a maioria dos utilizadores que tentam obter ajuda das empresas na X, é o que muitos consideram ser necessário para se considerar a empresa “legítima”. No entanto, poderão estar a enviar dados sensíveis para terceiros, que os vão usar para os mais variados fins.

 

Como sempre, antes de qualquer contacto com uma empresa na X, é recomendado que se verifique se o perfil associado diz realmente respeito à entidade, possivelmente validando de outras fontes, como o site oficial da entidade em questão.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech