Sam Bankman-Fried, o reconhecido fundador da FTX, foi formalmente considerado como culpado de todas as acusações que enfrentava junto da justiça norte-americana. O antigo dono da plataforma de criptomoedas FTX foi acusado de todas as sete acusações de fraude e conspiração, relativamente à queda da plataforma.
De acordo com o portal The New York Times, o mesmo enfrenta agora uma pena de prisão de até 110 anos. De relembrar que SBF foi detido pelas autoridades nas Bahamas em Dezembro de 2022, depois do departamento de Justiça dos EUA ter começado a avaliar os danos causados pela queda da FTX. Rapidamente se chegou à conclusão que SBF terá aplicado práticas, em conjunto com outros parceiros, para obter lucros da plataforma e roubando os seus clientes.
As autoridades analisaram a forma como a empresa perdeu quase 600 milhões de dólares de fundos dos clientes, no que esta alegou tratar-se de um “ataque”, e como a FTX estaria a transferir fundos para a empresa Alameda Research.
A acusação apontou, durante o mês passado, que Bankman-Fried terá financiado o funcionamento da Alameda Research com os fundos da FTX, usando dinheiro dos utilizadores da plataforma para manter a empresa da sua então namorada, Caroline Ellison. Esta foi também acusada pelas autoridades do esquema, mas decidiu ajudar fornecendo detalhes para a investigação. Em contrapartida, SBF negou todas as acusações que teria contra si.
Espera-se que a sentença final venha a ser conhecida a 28 de Março de 2024.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!