O governo da China encontra-se a preparar um conjunto de novas medidas para incentivar o uso de tecnologias 100% fabricadas no pais, de forma a que as empresas possam usar mais chips locais invés de usarem entidades estrangeiras.
A China anunciou recentemente um conjunto de apoio para empresas que comprem chips de IA produzidos por empresas diretamente relacionadas com o mercado local, como a Huawei.
O objetivo deste programa de apoios será reduzir o número de empresas chinesas que usam as tecnologias de nomes como a NVIDIA, Intel e AMD, uma vez que as sanções impostas pelo governo dos EUA também tornaram o uso dessas tecnologias consideravelmente mais difícil.
Segundo a Reuters, empresas como a Alibaba, Baidu e outras encontram-se entre as principais beneficiadas com esta medida, tendo em conta que podem adotar soluções locais para as suas tecnologias, e ainda obter apoios diretos para tal.
Ao mesmo tempo, isto pode também ajudar as vendas da Huawei, que os mais recentes rumores indicam que se encontra a desenvolver um chip inteiramente dedicado para uso em tecnologias de IA. Este chip pode ser fundamental para o futuro da IA na China, usando componentes e tecnologias locais invés de aproveitar as de terceiros.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!