A ideia de cloud é bastante habitual hoje em dia, no entanto, existe quem esteja sempre a tentar puxar da criatividade para explorar formas diferentes de usar serviços em meios não convencionais.
O Google Drive é uma das mais conhecidas plataformas de armazenamento de conteúdos, no entanto, esta não permite que os utilizadores possam diretamente usar a mesma como um “disco rígido”.
No entanto, isso não impediu o estudante Ersei, da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, de fazer isso mesmo. O estudante usou o Google Drive para criar uma drive virtual, a partir da qual o mesmo arrancou um sistema operativo Linux.
Usando a ferramenta FUSE, com várias adaptações para funcionar corretamente sobre o ecossistema da Google, o estudante conseguiu colocar uma imagem do Arch Linux a correr diretamente do Google Drive.
O mesmo iniciou o sistema diretamente do cloud da Google, com um computador que não possuía qualquer disco rígido associado ao mesmo. Foram necessárias adaptações também na placa de rede, de forma a permitir o arranque via o Google Drive.
Como seria de esperar, o sistema possui um desempenho bastante reduzido, e não se foca no uso do dia a dia. A ideia será apenas criar um conceito do que é possível, e demonstrar que tal é realmente possível de se realizar.
E certamente que é um feito impressionante para o CV do estudante, já que não é todos os dias que o Google Drive é usado para iniciar um sistema operativo completo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!