A Apple encontra-se a notificar utilizadores de dispositivos da empresa para um novo spyware, que terá afetado algumas pessoas de interesse em mais de 98 países.
De acordo com a Apple, o ataque possui origem num “spyware mercenário”, que se foca em recolher dados dos dispositivos infetados, com o objetivo de espiar as atividades dos mesmos. Este ataque encontra-se direcionado para personalidades de interesse, como é o caos de jornalistas, ativistas e políticos, embora as razões e motivações do mesmo ainda sejam desconhecidos.
Esta é a segunda vez que a Apple emite um alerta para este género de spyware, sendo que o primeiro aconteceu em Abril, com utilizadores de 92 países afetados.
Os clientes afetados devem receber uma notificação direta da empresa, a informar que podem estar a ser alvo deste spyware mercenário, e que o mesmo pode ter sido direcionado para o roubo de dados.
Existem registos atualmente das notificações da Apple terem sido enviadas para utilizadores na Índia, mas poderão certamente existir casos em outros locais.
Este alerta é diferente dos que a empresa anteriormente enviou, sendo que a mesma optou por alterar o termo do ataque para tendo origem de um “spyware mercenário”, invés de classificar o mesmo como um ataque patrocinado diretamente pelo governo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!