A Linux Foundation, em conjunto com a Google, Microsoft, Meta e Opera, anunciaram recentemente a formação de uma nova entidade focada em suportar os navegadores baseados em Chromium.
Esta fundação, como o nome indica, será formada pelas várias entidades, com o objetivo de melhor desenvolverem as tecnologias no Chromium, e ajudará as mesmas a continuarem a receber os recursos necessários para tal.
A Linux Foundation foi a responsável por criar esta entidade, e posteriormente as empresas aderiram ao mesmo – todas as que possuem alguma interação direta com o Chromium, na integração do mesmo pelos seus produtos ou na criação de um navegador derivado do mesmo.
Para o futuro, esta medida pretende ajudar a desenvolver melhores tecnologias para dentro do projeto Chromium, e novas formas de integrar o mesmo em diferentes plataformas, que irão ser benéficos para todos.
No entanto, se estas são boas notícias para o Chromium, são más para outros navegadores baseados em motores diferentes – neste caso o Firefox. A criação desta entidade pode dificultar a tarefa da Mozilla em manter o Firefox sobre o seu motor dedicado – ainda mais quando o Firefox tem vindo a perder popularidade no mercado ao longo dos últimos anos, exatamente para navegadores Chromium.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!