A Tesla deu um passo importante na expansão da sua infraestrutura na China ao instalar o primeiro lote dos seus mais recentes Superchargers V4. Com esta medida, o maior mercado de veículos elétricos (VE) do mundo vê a gigante norte-americana entrar na era do carregamento ultrarrápido ao nível do megawatt.
Numa comunicação na rede social Weibo, a Tesla anunciou que estes novos postos já se encontram operacionais e, de forma significativa, estão disponíveis não só para os seus próprios veículos, mas também para os de outras marcas. Segundo avança o CNEVPost, esta é uma jogada estratégica num mercado cada vez mais competitivo.
Primeiros postos já a funcionar
Inicialmente, os Superchargers V4 estão disponíveis em sete estações de carregamento localizadas em Xangai, Zhejiang, Gansu e Chongqing. A empresa garantiu, no entanto, que mais postos V4 serão implementados gradualmente em outras regiões do país.
Este lançamento vem reforçar uma rede já considerável. Até 28 de junho, a Tesla já contava com mais de 2.100 estações de Supercharging na China continental, totalizando mais de 11.600 postos de carregamento. A nível global, este número ultrapassa os 70.000 postos.
A potência dos Superchargers V4
Lançados pela primeira vez nos EUA em outubro de 2023, os Superchargers V4 representam o equipamento de carregamento mais rápido e potente da Tesla até à data. Com o suporte da nova cabine V4, um posto de carregamento pode atingir uma potência máxima de 500 kW, um salto considerável face às gerações anteriores.
A corrida pela carga de 1 MW
Apesar do avanço da Tesla, a tecnologia de eletrificação na China está a evoluir a um ritmo vertiginoso, com vários concorrentes locais a liderarem a indústria para a era do carregamento de 1 megawatt (1.000 kW).
A BYD, um dos principais fabricantes chineses, anunciou em março um supercarregador capaz de atingir 1 MW de potência, o dobro do que o V4 da Tesla oferece. A empresa alega que a sua tecnologia consegue adicionar 400 quilómetros de autonomia em apenas cinco minutos. A BYD planeia construir mais de 4.000 instalações deste tipo e já anunciou parcerias para acelerar essa implementação.
Além da BYD, outras empresas como a Zeekr e a Huawei também já revelaram as suas próprias tecnologias de carregamento com potências que ultrapassam 1 MW, intensificando a competição no setor e colocando pressão sobre a oferta da Tesla no mercado chinês.
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