A Eve Energy, uma das maiores fabricantes chinesas de baterias e fornecedora de gigantes automóveis como a BMW e a Mercedes-Benz, formalizou o seu pedido de entrada na bolsa de Hong Kong. Este passo estratégico visa financiar a sua ambiciosa expansão global, com especial destaque para a construção de uma nova fábrica na Europa.
De acordo com a primeira versão do prospeto divulgado, a operação será patrocinada exclusivamente pelo CITIC Securities. Embora o número de ações a emitir e o montante a angariar ainda não tenham sido revelados, a empresa já delineou o destino dos fundos: a construção da sua base de produção na Hungria e o financiamento parcial da terceira fase de expansão da sua fábrica na Malásia.
Um gigante em forte crescimento
Fundada em 2001 e cotada na bolsa de Shenzhen desde 2009, a Eve Energy tem registado uma trajetória de crescimento notável. Segundo o prospeto, entre a sua primeira entrada em bolsa e o final de 2024, a empresa alcançou uma taxa de crescimento anual composta de 43,9% nas suas receitas e de 36,4% nos lucros líquidos.
O portfólio da empresa divide-se em três áreas principais: baterias de consumo, baterias para veículos elétricos e baterias para armazenamento de energia. A sua lista de clientes inclui nomes de peso como a Xiaomi, BMW, Mercedes-Benz e grandes grupos automóveis chineses como o GAC Group, FAW e Changan.
Em termos financeiros, as receitas da empresa atingiram aproximadamente 4,65 mil milhões de euros em 2022, 6,25 mil milhões de euros em 2023 e 6,22 mil milhões de euros em 2024. No primeiro trimestre deste ano, a Eve Energy demonstrou um forte impulso, com o fornecimento de baterias para veículos elétricos a totalizar 10,2 GWh (um aumento de 57,6% em relação ao ano anterior) e o de baterias de armazenamento de energia a chegar aos 12,7 GWh (um crescimento de 80,5%).
Expansão global e posicionamento no mercado
Os planos de expansão da Eve Energy são claros. Em junho de 2023, a empresa anunciou um investimento de até 1,28 mil milhões de euros para construir uma fábrica de baterias cilíndricas de grande formato para veículos de passageiros na Hungria, com um prazo de construção de quatro anos. Mais recentemente, a 27 de junho, revelou um plano de investimento que pode chegar aos 1,11 mil milhões de euros para expandir as suas instalações na Malásia, focando-se na produção de baterias para armazenamento de energia.
A Eve Energy é uma das principais fabricantes de baterias da China. Segundo dados divulgados no início deste mês pela China Automotive Battery Innovation Alliance (CABIA), a empresa ocupou o sexto lugar no mercado chinês em maio, com um volume de fornecimento de 2,09 GWh, o que corresponde a uma quota de mercado de 3,66%.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!