
A Nissan decidiu tornar o seu SUV elétrico, o Ariya, significativamente mais acessível no mercado britânico, com uma redução de preço que ultrapassa os 7.000 euros. Esta medida agressiva é acompanhada pelo lançamento de um novo modelo de base, concebido para tirar o máximo partido dos incentivos governamentais.
A marca japonesa afirma que “isto é apenas o começo”, preparando-se para uma ofensiva de novos veículos elétricos que inclui a próxima geração do popular LEAF.
A estratégia para aproveitar os incentivos
Até agora, o Nissan Ariya era elegível para um apoio do governo do Reino Unido, mas o seu preço inicial impedia-o de beneficiar do valor máximo do incentivo. Para contornar esta situação, a Nissan agiu rapidamente, introduzindo uma nova versão de entrada, designada "Shiro".
Com esta manobra, o novo modelo base do Ariya passa a custar cerca de 39.500 euros (originalmente £33.500), já com o incentivo aplicado. Este valor representa um corte superior a 7.000 euros (originalmente £6.000) face ao anterior modelo de entrada, que começava nos 46.780 euros (originalmente £39.645).
O novo Ariya Shiro vem equipado com uma bateria de 63 kWh, que lhe confere uma autonomia de até 404 quilómetros em ciclo WLTP.
A nova gama e os planos futuros da Nissan
A estratégia de redução de preços da Nissan não se ficou pelo modelo base. A versão com a bateria de maior capacidade, de 87 kWh, que oferece uma autonomia de até 529 quilómetros, também viu o seu preço reduzido, ficando agora nos 41.890 euros (originalmente £35.500) no Reino Unido. Atualmente, apenas as variantes mais potentes, a e-4ORCE AWD e a Nismo, ficam de fora dos apoios governamentais.
Fiona Mackay, diretora de marketing da Nissan no Reino Unido, salientou que este é apenas o início de uma nova fase para a marca, com vários veículos elétricos muito aguardados prestes a serem lançados. Depois de ter apresentado o Micra elétrico, a Nissan prepara-se para lançar o novo LEAF ainda este ano, seguido pelo Juke elétrico em 2026.
E nos EUA? A estratégia agressiva continua
Do outro lado do Atlântico, a Nissan também está a implementar uma política de preços competitiva, antecipando o fim de um crédito fiscal de 7.500 dólares que termina em setembro.
No estado da Califórnia, por exemplo, o Nissan Ariya ENGAGE FWD de 2025 está a ser publicitado com um contrato de leasing a partir de apenas 179 dólares por mês (cerca de 166 euros). As ofertas variam regionalmente, mas noutros estados é possível encontrar o mesmo modelo por 329 dólares mensais (cerca de 306 euros), valores que, segundo avança o Autocar, demonstram a intenção da marca de dinamizar as vendas do seu SUV elétrico.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!